“Avatar: O Caminho da Água” tem 2ª maior estreia mundial de 2022

19 de dezembro de 2022
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Primeiro final de semana de Avatar 2 foi aquém das expectativas, mas ainda assim ficou em segundo lugar na lista de maiores estreias de 2022

Depois de grandes números prévios antes do último fim de semana, “Avatar: O Caminho da Água” ficou abaixo das previsões de US$ 500 a US$ 600 milhões – principalmente devido a um surto descontrolado de Covid-19 na China que está reduzindo os movimentos do cinema. Ainda assim, o final de semana de estreia mundial do filme foi de US$ 435 milhões (R$ 2,29 bilhões na cotação atual) ainda é o segundo maior de 2022 e aponta o caminho para uma potencial exibição multibilionária.

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” se manteve no topo este ano com uma estreia de US$ 442 milhões (R$ 2,33 bilhões), caminhando agora para um auge final de US$ 955 milhões (R$ 5 bilhões).

Desde o começo da pandemia no início de 2020, Avatar 2 teve a terceira melhor abertura, atrás apenas da sequência de Doutor Estranho e “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” – que arrecadou US$ 601 milhões (R$ 3,17 bilhões) em vendas de ingressos de estreia em 2021 e uma contagem final de mais de US$ 1,9 bilhão (R$ 10 bilhões).

Em outra comparação recente, “Top Gun: Maverick” abriu com US$ 248 milhões (R$ 1,3 bilhão) em todo o mundo e passou para um enorme total de US$ 1,48 bilhão (R$ 7,8 bilhões), a 11ª maior bilheteria de todos os tempos.

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Os resultados mais baixos do fim de semana de Avatar 2 não levam em consideração o fato de que ele tem um campo aberto pela frente por um longo tempo, além de uma temporada de férias e de inverno no Hemisfério Norte para uma exibição prolongada nos cinemas com fortes retenções semanais.

Aberturas semelhantes na temporada de Natal com resultados fora do topo das paradas ainda posicionaram “Titanic” de James Cameron e o primeiro filme “Avatar” para seus resultados de maiores bilheterias de todos os tempos – e ambos os filmes permanecem entre os três maiores da história, com Avatar possuindo a coroa com base em seus US$ 2,92 bilhões brutos (R$ 15,4 bilhões).

Para constar, o resultado global de abertura de Avatar em 2009 foi de US$ 241 milhões, que ajustado pela inflação (para aqueles que consideram essas coisas como indicadores relevantes) seria de US$ 334 milhões (R$ 1,7 bilhão) em valores de hoje.

Tudo isso para dizer que está claro que “Avatar: O Caminho da Água” ficou aquém das previsões, mas é inútil ignorar o fato relevantes de que a maior parte do déficit das estimativas de mais de US$ 500 milhões se deve à bilheteria da China não corresponder às expectativas já que sua reabertura levou a uma maré perigosa de infecções por Covid.

Além do déficit da China, no entanto, há também o fato de que as vendas nos EUA foram superestimadas na faixa de US$ 150-200 milhões (pessoalmente, estou particularmente desconfiado da Covid e inclinado a apontá-la como um fator regular nos resultados de bilheteria, mas mesmo eu subestimei o quão ruim seria o surto neste momento), que também não conseguiu se ajustar adequadamente aos surtos de pandemia de Covid na América do Norte.

Sem a tragédia pandêmica da China ou sem a participação reprimida do público devido em parte ao aumento de infecções e hospitalizações por Covid, gripe ou VSR, a sequência de Avatar teria facilmente arrecadado US$ 500 milhões. O que não quer dizer que podemos ignorar o número inicial mais baixo, mas sim que é tolice fingir que os resultados não se devem em grande parte simplesmente a uma situação particularmente ruim e inesperada da Covid.

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Independentemente do déficit em comparação às expectativas, a abertura de US$ 435 milhões diante de uma crise de saúde global contínua – não encerrada, contínua – agravada por epidemias sobrepostas e pelo espectro assustador de infecções híbridas, ainda é uma conquista monumental que posiciona “Avatar: O Caminho da Água” para um resultado ainda melhor do que “Titanic” ou o Avatar original com sua bilheteria final.

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Cena do novo Avatar

O boca a boca do novo filme é fantástico, com a mesma nota A do público do original. As análises críticas no Rotten Tomatoes são 77% positivas, em comparação com 82% para o primeiro Avatar, mas não é uma margem de diferença suficiente para representar uma queda significativa. Mais de 3/4 de recepção favorável da crítica é mais do que uma margem confortável, sem contar nas avaliações ainda melhores do público geral, com 93% de positividade.

É revelador que a maioria das críticas negativas ainda diz que o visual do filme é de tirar o fôlego, supera o do primeiro e que a própria Pandora e suas criaturas são lindas e interessantes de assistir. Ou seja, esses são alguns dos motivadores subjacentes para o público mais convencional ir aos cinemas premium para grandes experiências cinematográficas de blockbuster cheios de espetáculo.

E para a maioria dos telespectadores convencionais, a história da família, os laços emocionais entre os personagens e os animais de Pandora e as sequências cheias de ação serão mais do que suficientes (além dos visuais) para tornar Avatar 2 uma experiência cinematográfica imperdível, que muitos voltarão para ver novamente.

A esta altura, é fácil ver que “Avatar: O Caminho da Água” provavelmente ultrapassará US$ 1 bilhão no próximo fim de semana (ou certamente até o final do ano). E a partir daí, não deve demorar muito para cruzar o território de US$ 1,5 bilhão.

Ainda não se sabe até que ponto a maré da receita de bilheteria aumenta a partir daí, mas agora estou pronto para dizer que as notícias da China me fazem pensar que devemos ficar de olho nas taxas de infecção e nas notícias de novas variantes nas próximas semanas e meses antes de podermos dizer quão boas são as chances do novo filme chegar a US$ 2 bilhões.

Mas se o filme não chegar a US$ 1 bilhão até o final de dezembro, esse seria o primeiro sinal real de problemas pela frente, e uma probabilidade maior de ter um resultado abaixo de US$ 2 bilhões.

Por enquanto, porém, todos os sinais ainda apontam para um futuro brilhante para “Avatar: O Caminho da Água” e um sucesso ainda maior para o terceiro e quarto filmes.