Janaína Torres é eleita a melhor chef feminina do mundo

21 de março de 2024
Foto: Marcus Steinmeyer

A chef Janaína Torres Rueda tem cinco empreendimentos gastronômicos em São Paulo e já prepara mais um até o ano que vem

Depois de ser nomeada a melhor chef da América Latina no ano passado, Janaína Torres Rueda conseguiu superar o feito: nesta quinta (21), a brasileira foi eleita a melhor chef feminina de todo o mundo pela renomada premiação The World’s 50 Best Restaurants.

Um dos nomes da lista Forbes Mulheres de Sucesso de 2024, Janaína tem 49 anos – e 40 só de carreira. Nascida e criada em São Paulo, ela está à frente de cinco empreendimentos gastronômicos no centro da capital: o premiadíssimo A Casa do Porco (o 12º melhor restaurante do mundo, pelo 50 Best), o Bar da Dona Onça, o Hot Pork, a Sorveteria do Centro e, mais recentemente, a Merenda da Cidade. Todo mês, entrega mais de 35 mil refeições, 25 mil hot porks e 22 mil sorvetes.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Em entrevista à Forbes, a chef já havia falado sobre o sucesso de sua cozinha, especialmente A Casa do Porco. Segundo ela, o restaurante se destaca por ser mais acessível que outras casas do ranking – e isso ajuda a encantar os jurados do prêmio. “Fazemos fine dining para mais gente”, disse.

Desde junho de 2021, Janaína também é presidente do Instituto Brasil a Gosto, fundado em 2006 pela empresária Ana Luiza Trajano. No ano passado, estreou na televisão como jurada do programa Top Chef, na TV Record.

“Empreendedora por natureza, Torres deixou a escola aos 14 anos para trabalhar nas casas noturnas de São Paulo, atraída instintivamente pela indústria hoteleira como forma de estar em contato com sua comunidade”, descreveu o perfil da premiação no Instagram.

“Que emoção! Amo meu Brasil, amo minha América Latina, amo cozinhar, amo estar com gente”, reagiu a chef nas redes sociais.

Leia também: