Executivo da Lamborghini se junta à Apple para projeto de carro secreto

7 de agosto de 2022
GETTY IMAGES

Acredita-se que a Apple tenha contratado centenas de engenheiros automotivos de alto nível ao longo dos anos.

A Apple teria contratado um ex-veterano da Lamborghini com duas décadas de experiência na fabricante italiana de supercarros.

Luigi Taraborrelli deixou seu cargo como chefe de pesquisa e desenvolvimento de chassis e dinâmica de veículos em maio deste ano, de acordo com seu perfil no LinkedIn. Desde o início de 2008, ele trabalhou em várias funções na Lamborghini.

De acordo com fontes que falaram com a Bloomberg, Taraborrelli está se mudando para a Apple para trabalhar no projeto de veículos autônomos da gigante da tecnologia, conhecido como Projeto Titan.

Há rumores de que a fabricante do iPhone está desenvolvendo seu próprio veículo há quase uma década, depois que o executivo-chefe Tim Cook passou a dar luz verde ao projeto, em 2014.

Desde então, a divisão diminuiu e fluiu, expandiu e encolheu, supostamente mudando de direção várias vezes – e tudo sem que um veículo real tenha sido visto ou a empresa reconheça publicamente suas ambições.

De acordo com o perfil de Taraborrelli no LinkedIn, o engenheiro de chassis trabalhou em vários modelos da Lamborghini, incluindo o Urus SUV e os supercarros Huracan e Aventador.

Seu trabalho incluiu o desenvolvimento de manuseio, suspensão, direção, freios e rodas. O perfil de Taraborrelli diz que ele está atualmente baseado nos arredores da baía de São Francisco.

Acredita-se que a Apple tenha contratado centenas de engenheiros automotivos de alto nível ao longo dos anos, mas o que ela planejou para o Projeto Titan permanece um mistério. Originalmente, pensava-se que a Apple queria enfrentar a Tesla com um carro elétrico próprio, antes de mudar para o desenvolvimento de software destinado a outros fabricantes de veículos.

Mais recentemente, o foco voltou a ser um veículo próprio, com potencial data de lançamento em 2025. Além de um carro, há rumores de que o Projeto Titan se concentrou em uma minivan, bem como veículos autônomos para uso em todo o mundo, do Campus da Apple em Cupertino.

A empresa ainda não falou publicamente sobre o Projeto Titan, apesar de seu trabalho ser reconhecido e comentado por executivos de outras montadoras, incluindo o chefe da Tesla, Elon Musk.

A Apple já contratou engenheiros da startup de veículos elétricos Rivian e da divisão de veículos autônomos Waymo, da Alphabet, além de montadoras tradicionais como Volvo, Porsche, Mercedes, Aston Martin e McLaren. Rumores esparsos também dão conta de que a Apple estava interessada em adquirir a McLaren, a empresa britânica de supercarros.

  • Alistair Charlton é colaborador da Forbes EUA, jornalista automotivo e de tecnologia.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022