Anvisa aprova importação de doses adicionais de vacina da AstraZeneca

Bruno Kelly/Reuters
Bruno Kelly/Reuters

No primeiro lote foram autorizadas 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca-Oxford

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem (12) a importação de um lote adicional de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford que estão sendo produzidas pelo Instituto Serum da Índia, a partir de uma solicitação feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Essa é a mesma vacina que no dia 17 de janeiro a Anvisa autorizou seu uso emergencial no país e que já está sendo aplicada na população brasileira.

VEJA TAMBÉM: AstraZeneca diz que vacina contra Covid-19 “não é perfeita”, mas salva vidas

“A aprovação se deu de forma célere, visando a manutenção do fornecimento de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações – PNI/MS e a continuidade da vacinação dos grupos prioritários em todo o país. O pedido entrou na Anvisa no dia 10 e foi concedido no dia 12″, informou a agência.

No primeiro lote, foram autorizadas 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca-Oxford. A agência não informou o quantitativo de vacinas para esse lote adicional.

Já a Fiocruz informou, em um comunicado também nesta sexta que não cita a decisão da Anvisa, que está em negociação com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum para a compra de mais 2 milhões de doses.

“A iniciativa é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) frente ao quadro sanitário do país. Não há confirmação de data para a chegada dessas vacinas”, informou.

Até o momento, foram autorizadas o uso emergencial das vacinas AstraZeneca e CoronaVac no país. A Fiocruz também já pediu registro de uso definitivo do imunizante da AstraZeneca na Anvisa, mas ainda não houve uma decisão do órgão. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).