Três verdades sobre a prevenção do câncer

21 de março de 2023
Photodjo/Getty Images

Atividade física auxilia na prevenção do câncer

Como já falamos algumas vezes neste espaço, o estilo de vida é, sem dúvida, um dos fatores modificáveis que podem ajudar a evitar o diagnóstico de diversas doenças crônicas, entre elas o câncer.

Gostaria, então, de destacar três verdades já bastante estudadas e consolidadas, que servem como um incentivo para termos hábitos saudáveis e deixarmos de lado alguns mitos sobre a doença.

Leia mais: Como podemos evitar mortes prematuras por câncer de intestino

Há alimentos que ajudam a reduzir o risco de câncer

VERDADE – Já existem inúmeras evidências mostrando que uma alimentação saudável auxilia na redução dos riscos para diversos tipos de câncer e pode aumentar a imunidade, além de trazer benefícios à saúde em geral.

Comer bem significa comer de forma variada, com um prato composto por diversos tipos de alimento. Isso significa consumir frutas, legumes, verduras, feijões e leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas. Por outro lado, o ideal é evitar os alimentos ultraprocessados, carne vermelha em excesso e restringir a ingestão de açúcar e álcool.

Mas, atenção, não existem alimentos milagrosos que curam o câncer. A alimentação deve ser usada como uma aliada da boa saúde.

A atividade física auxilia na prevenção do câncer, independentemente da perda de peso

VERDADE – A atividade física auxilia no controle do peso corporal, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), diminui o tempo de trânsito gastrointestinal (com isso, baixa o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e também fortalece a imunidade. 

As recomendações atuais são de prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana, o que representa 30 minutos de exercícios, de segunda a sexta-feira, por exemplo.

Lembre-se de seguir orientações profissionais para tirar o maior proveito da atividade física, sem correr o risco de lesões e exageros que podem ser prejudiciais ao organismo.

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer

VERDADE – A gordura corporal pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de diversos tipos de câncer, como tumores de esôfago, estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (em mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, e próstata (do tipo avançado)

Isso porque o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico, que estimulam o crescimento celular e inibem a morte programada das células.

Uma alimentação balanceada e a prática rotineira de exercícios ajudam na diminuição da gordura corporal. Profissionais de Educação Física e de Nutrição podem auxiliar na composição de uma rotina mais saudável, que traz benefícios à Saúde e ajuda na prevenção de doenças.

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.