Saúde da mulher e câncer de mama

12 de março de 2024
Foto: Getty Images/PORNCHAI SODA

Câncer de mama: é importante que mulheres façam o autoexame

Março é o mês internacional da mulher, uma excelente oportunidade para falar da saúde feminina e destacar a importância da atenção ao câncer de mama. São mais de 2 milhões de casos novos em todo o mundo anualmente; cerca de 74 mil registros aqui no Brasil. Por isso, é essencial entender a importância do diagnóstico precoce e as novidades no tratamento, para que as pacientes tenham melhores prognósticos.

Exames de rotina, como a mamografia e o ultrassom mamário, quando indicado, são fundamentais neste processo. Eles permitem detectar tumores em estágios iniciais, quando são mais tratáveis e as taxas de cura podem ultrapassar os 95%. Além disso, é importante que as mulheres conheçam seus corpos e façam o autoexame para detectar qualquer alteração na mama. Embora este não seja suficiente por si só para indicar o tumor, é uma prática de autocuidado que deve ser estimulada.

Os diferentes tipos de câncer de mama

Existem vários tipos de câncer de mama, classificados com base em diferentes critérios, incluindo características celulares, padrões de crescimento e receptores hormonais. Cada tipo de tumor pode demandar um tratamento específico. Isso significa que cada paciente pode receber um tratamento personalizado, aumentando as chances de sucesso.

Leia também:

As cirurgias para o tratamento do câncer de mama têm evoluído significativamente. Hoje, os procedimentos são mais conservadores, preservando a anatomia e estética da mama e permitindo uma recuperação mais rápida para as pacientes. Da mesma forma, a radioterapia tem sido aprimorada com o uso de tecnologias avançadas, resultando em tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

Além destas terapias convencionais, novas drogas estão sendo desenvolvidas para evitar recorrências e metástases. Bloqueadores hormonais, quimioterapia e terapias inteligentes, como a imunoterapia, estão entre as opções que podem ser usadas para prevenir o retorno da doença no corpo.

Com todos esses avanços, é possível observar um aumento significativo nos patamares de cura, mesmo em casos mais avançados. A pesquisa e o desenvolvimento de novas terapias continuam progredindo, oferecendo esperança e melhor qualidade de vida para as pacientes.

O câncer de mama continua sendo um desafio, mas com os avanços tecnológicos e terapêuticos, estamos mais equipados do que nunca para enfrentá-lo com eficácia. O diagnóstico precoce, o tratamento personalizado e a pesquisa contínua são fundamentais para melhorar os resultados e garantir mais esperança para todas as mulheres com a doença.

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.