10 dicas para fazer seu negócio crescer na crise

18 de setembro de 2015

Com a atual situação econômica em que o país se encontra, muitos empresários e empreendedores começam a se questionar sobre como manter seus negócios de pé sem prejudicar seus resultados em curto e longo prazos. Em tempos de vacas magras, é preciso que as empresas repensem estratégias para desenvolver meios de superar as altas taxas de inflação do governo, as variáveis de juros bancários e os momentos de estagnação de investimentos, sem precisar agir por impulso e fechar suas portas ao mercado nacional.

NEGÓCIOS:Comércio eletrônico brasileiro vence crise e crescerá neste ano

De acordo com Fábio Coimbra, coordenador do MBA em Gestão de Riscos e Compliance da FECAP e doutor em administração pela USP, o Brasil vive hoje um momento muito delicado, capaz de englobar não só uma, mas diversas crises socioeconômicas. “As incertezas políticas vêm criando uma volatilidade e insegurança econômica cada vez maior, principalmente em pequenas e médias empresas, que possuem menor capacidade de resiliência em situações de crise”, explica.

LISTA: 15 países mais preparados para lidar com mudanças

No entanto, segundo o especialista, a crise também pode ser sinônimo de novas oportunidades de experiência e gestão empresarial. “Estamos vivendo uma situação extremamente complicada e delicada, mas, ao mesmo tempo, isso faz com que muitos profissionais percebam que este também pode ser o momento de tentar buscar novas oportunidades de crescimento”, afirmou Coimbra.

Veja na galeria de fotos dez dicas para ajudar novos e antigos empresários a manterem seus negócios de pé em meio à atual crise econômica do país:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock