Como Beyoncé, Drake e mais estrelas da música cresceram no Instagram

26 de junho de 2016

Getty Images

O aplicativo de compartilhamento de imagens Instagram tornou-se uma importante ferramenta de marketing que, nesta semana, atingiu a marca de 500 milhões de usuários mensais em apenas cinco anos. Mas, nos últimos seis meses, ele ganhou um papel ainda mais ativo na indústria da música graças à contratação da grande responsável por parcerias musicais, Lauren Wirtzer-Seawood, pela empresa de gestão e entretenimento Parkwood Entertainment, que pertence a Beyoncé.

“A música é extremamente importante para o Instagram como negócio. É por isso que me chamaram”, disse a executiva. O foco de Lauren é criar uma ponte entre o aplicativo e a indústria musical e isso significa fazer com que artistas como Radiohead, Taylor Swift e Beck integrem campanhas de marketing do Instagram.

VEJA MAIS: As mulheres mais ricas de 2016 que construíram a própria fortuna

Postagens de Beyoncé e Drake em datas próximas ao lançamento de seus álbuns conseguiram aumentar o número de seguidores em 28% (mais de 16 milhões) e 16% (mais de três milhões), respectivamente. Desde que a cantora pop anunciou seu single “Formation” pelo aplicativo, em fevereiro – assim como seu álbum “Lemonade” e sua versão visual, em abril – suas postagens somaram 151 milhões de interações (curtidas e comentários). A divulgação do álbum “Views”, de Drake, que acabou virando meme, conquistou 52 milhões de interações desde 1º de abril.

A equipe de Beck usou o Instagram quando iniciou o “brainstorm” para o lançamento de seu último single, “Wow”. “Trabalhei com o time do cantor durante meses para saber a ideia que eles tinham sobre como usar a comunidade pra contar a história de sua visão criativa”, contou a executiva.

E AINDA: Taylor Swift é a mulher mais nova a fazer fortuna por conta própria

O resultado foi uma colaboração de um dia entre Beck, a gravadora Capitol Records e mais uma dúzia de artistas escolhidos a dedo por ele. Cada um desses artistas compartilhou um pequeno vídeo com um trecho exclusivo da música. No total, essas postagens reuniram 4,5 milhões de visualizações até agora.

A inabilidade de incluir links nas legendas do Instagram, porém, limita seu efeito e outras redes sociais estão na competição por devotos. O Snapchat, por exemplo, reportou sete bilhões de visualizações diárias em janeiro e atraiu fãs do DJ Khaled até admiradores do presidente da Warner Lyor Cohen, mas a fama dos smartphones pode estar acabando. O Twitter sofreu uma queda de um terço no uso da rede nos últimos dois anos.

NÃO PERCA: Artistas britânicos lucram mais com vinis do que com clipes

Mesmo assim, uma pesquisa feita pela Nielsen Music em março descobriu que usuários do Instagram gastam 42% a mais em itens relacionados a música do que o resto da população e são duas vezes mais propensos a pagar por um serviço de streaming.

“O Instagram percebeu como os artistas são valiosos para a plataforma e quer ter relacionamentos sólidos com eles”, conclui Lauren.

Veja os vídeos mais assistidos no Instagram nos últimos meses:

Divulgação
Divulgação
Getty Images
Getty Images
Getty Images