Como evitar que o Facebook tenha acesso aos dados do WhatsApp

31 de agosto de 2016

Redação

 

O app de mensagens WhatsApp, adquirido pelo Facebook em 2014, logo começará a compartilhar os números de telefone de seus usuários e dados de uso com a rede social, como parte de uma ação para construir a sua própria plataforma de comunicação.

A mudança marca a primeira vez que o WhatsApp compartilhou formalmente dados de usuários com sua companhia-mãe. Também é uma ação que os usuários do aplicativo temiam desde que a compra foi anunciada. No entanto, há um jeito de evitar esse compartilhamento.

VEJA TAMBÉM: WhatsApp diz que compartilhará dados de usuários com o Facebook

O WhatsApp está fornecendo aos usuários duas maneiras de evitar esse compartilhamento de dados:

Opção #1

Reprodução

O usuário conseguirá optar por não compartilhar seus dados na primeira vez em que o aplicativo for aberto após a atualização. Depois de ver a notificação que os termos de privacidade mudará, a pessoa terá que selecionar “ler” para ver o documento inteiro.

Vá até o final do texto para ver uma caixa de seleção com a mensagem “Compartilhar os dados da minha conta do WhatsApp com o Facebook para melhorar minhas experiências com anúncios e produtos no Facebook”. Desmarque essa opção e, então, selecione “concordo”.

Opção #2

Se o usuário já concordou com os novos termos de serviço do app, ele ainda pode optar por não compartilhar os dados em um período de até 30 dias.

Vá para Configurações —> Conta —> Compartilhar informações de conta (desmarque a opção).

Reprodução

O usuário pode ler mais sobre não compartilhar seus dados na página de perguntas frequentes do WhatsApp. Note que o texto oficial do aplicativo diz que, mesmo se ele optar por não dividir seus dados, as “empresas da mesma família que o Facebook ainda vão receber e usar essas informações para outros propósitos, assim como a melhora de serviços de infraestrutura e entrega, para entender como nossos serviços são usados, segurança dos sistemas e acabar com o spam ou qualquer atividade que infringe os termos de uso”. Por isso, o usuário nunca conseguirá se desligar completamente do Facebook. Porém, pelo menos, as conversas no WhatsApp não serão usadas como base para propagandas.