Segundo Talenia, foram vários os motivos que a levaram à compra do e-commerce, entre eles, sua admiração pelo fundador do negócio, Alex Errera, e o aumento de oportunidades. “Eu observei a Artshare e sua performance por um tempo, pois ela foi criada no mesmo momento que o The Artling. Ela conquistou uma forte presença em Hong Kong e na China, enquanto nós éramos muito focados no Sudeste Asiático. Eu percebi que a aquisição nos pouparia tempo e nos daria uma grande vantagem em um novo mercado.”
A empresária de 31 anos, que têm mãe chilena e pai chinês de Cingapura, estudou arquitetura na Central St Martins, em Londres, e trabalhou por diversos anos no escritório Zaha Hadid Architects. Há cerca de 4 anos, voltou a viver em Cingapura. Sua primeira inspiração para o The Artling surgiu quando estava executando um projeto de design de interiores.
Depois disso, Talenia começou a pensar em uma maneira de resolver essa lacuna: “Como nós poderíamos ter uma noção da arte contemporânea que estava sendo criada em Cingapura, na Tailândia ou na Indonésia? Como poderíamos visualizar as tendências sem ter que viajar até lá?”. E foi em resposta a essas perguntas, que a empreendedora lançou o The Artling, em 2013: “Foi uma maneira de unir a região, agregando os melhores artistas e galerias em um só lugar, de forma que colecionadores, consultores ou qualquer consumidor comum de arte pudesse comprar de forma fácil na internet, em um único espaço”. Com o site, Talenia uniu arte e tecnologia, e segue em busca de maneiras de melhorar o diálogo entre os artistas, clientes, galerias e o resto do mundo.
Já o Luxglove, lançado em 2015, foi uma resposta a uma demanda que veio do próprio The Artling. “Notamos um problema interessante: alguns colecionadores gostariam de revender suas peças para poder adquirir novas obras. Depois de discussões com a equipe, decidimos lançar a plataforma parceira, específica para o mercado de segunda mão”, conta.
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O passo seguinte foi expandir para outros setores além da arte – design, coleções, joias e carros clássicos. O objetivo era criar uma plataforma que simplificasse o processo de compra e venda de peças antigas e, ao mesmo tempo, fosse interessante para antiquários e negociantes, proporcionando um novo alcance de mercado e ampliando a base de consumidores.
Se engana quem pensa que Talenia se intimidou diante da possibilidade de os consumidores não se sentirem à vontade para comprar de forma online itens tão caros. “O comércio eletrônico já vem acontecendo há um tempo nesse setor, só que de forma diferente. As galerias enviam arquivos em PDF com as novidades para seus clientes do mundo inteiro. As compras são fechadas dessa forma. As dúvidas são poucas quando os colecionadores confiam nas fontes.”
A empresária conta que um de seus focos principais é garantir que os consumidores saibam que o site é confiável, e que os produtos e vendedores são certificados. Ela também revela que a experiência presencial pode ser vantajosa no comércio de um item de luxo: “Nós estamos percebendo que a experiência online/offline funciona muito para nós e, por isso, estamos promovendo eventos da comunidade de colecionadores, encontro de carros clássicos e até degustação de uísque para os clientes. Trata-se de construir a marca de forma que as pessoas criem confiança em nós.”