Empreender em várias áreas pode trazer felicidade

20 de julho de 2017

iStock

A pergunta “o que você faz?” pode trazer algum desconforto para as pessoas cujas respostas sejam: “eu faço várias coisas diferentes”, “eu tenho dois negócios e sou um artista” ou “eu sou um profissional com prática em múltiplas áreas”. Isso porque ainda existe um certo preconceito implícito em situações como estas, acompanhado por comentários como “ele não tem um emprego fixo ou uma carreira regular”. Por regular, a sociedade ainda entende “real”. No entanto, essa percepção é ultrapassada – a cultura de trabalho “mono profissional” está dando lugar à “poli profissional”.

VEJA TAMBÉM: Pesquisa aponta que fingimento no trabalho traz infelicidade

A revolução industrial terminou, mas alguns de seus fantasmas parecem não querer desaparecer. No século passado, as pessoas tinham um tipo de trabalho na vida, ou seja, eram “mono profissionais” e passavam sua carreira atravessando os estágios de uma área específica. Agora, a economia de trabalho é 40% baseada em relacionamentos, o que leva a uma migração histórica de empregos tradicionais para alguma outra forma de contratação ou para o modelo autônomo.

As profissões convencionais não acabaram, mas não são mais sinônimo de qualidade, assim como os diplomas físicos. Mas o mono profissionalismo, ainda que esteja perdendo seu domínio, permanece ligado à percepção de status.

LEIA MAIS: Por que você não deve culpar seu chefe pela sua infelicidade no trabalho

A noção de que as pessoas devem fazer apenas uma coisa e “bem”, como diz o ditado, oculta o incrível trabalho que muitos fazem como poli profissionais – aqueles que não se limitam a uma coisa, mas insistem em fazer mais de uma – e bem. Em outras palavras, estes profissionais querem tudo – incluindo a capacidade de seguir suas múltiplas paixões e vocações. Isso porque a ênfase em crescer em uma única profissão é encarada, nos dias dias de hoje, como um limitador desnecessário e contraprodutivo.

GettyImages
GettyImages
GettyImages
GettyImages
GettyImages
GettyImages
iStock