6 lições de negócios do fundador do McDonald’s

27 de novembro de 2017

O fato de o McDonald’s ter se tornado um gigante que fatura mais de US$ 24 bilhões por ano se deve, em grande parte, à genialidade de seu fundador, Ray Kroc, que, por 17 anos, antes do encontro que mudaria sua vida aos 52 anos de idade, vendeu copos de plástico pela Lily Tulip Cup Company.

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Nascido no estado norte-americano de Illinois em 1902, em uma família de imigrantes tchecos, Kroc soube transformar a ideia de dois irmãos californianos de sobrenome McDonald’s, que criaram uma hamburgueria de sucesso na cidade de San Bernardino, em uma verdadeira máquina de dinheiro. Tudo isso graças a sua intuição no âmbito de restaurantes, das franquias e da publicidade.

Kroc foi um vendedor sagaz, um comunicador astuto e um líder carismático. Porque gerir uma empresa, escreve em sua biografia “Grinding it out: the Making of McDonald’s” (ainda sem versão em português), não é como pintar um quadro: “Não se pode dar o toque final com o pincel e depois pendurá-lo na parede e admirá-lo. Preso na parede da sede do McDonald’s nós temos um slogan que diz: ‘Não há nada mais inconstante do que o sucesso. Não permita nunca que ele abandone a nós ou a você’. E eu nunca deixaria isso acontecer”.

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