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“Trabalhamos com baixo custo e a tecnologia tem um papel importante nisso”, afirmou o diretor de tecnologia da informação do Assaí, André Campos, em entrevista à Reuters.
“Tivemos uma movimentação grande de consumidores finais para esse segmento [de atacarejo]. E eles, assim como nosso público original, que são os pequenos empresários, já convivem com essa transformação digital”, disse Campos.
Entre as iniciativas, está o chamado Fast Pass, ainda em fase piloto. Trata-se de um caixa automatizado instalado na unidade da Jacu Pêssego, na cidade de São Paulo, que entrou em operação na quarta-feira da semana passada (27) para agilizar o processamento de compras de grandes volumes.
“O produto é colocado em uma esteira e passa por um equipamento que lê o código de barras ou reconhece a imagem”, explicou o executivo, sem informar o valor desembolsado no equipamento, que é de origem italiana. Campos, no entanto, revelou que o mesmo permite processar cerca de 70 produtos em 1 minuto, um ritmo cinco vezes mais rápido do que na operação manual.
Após passarem pela esteira, os produtos são direcionados à área de separação e empacotamento, enquanto o cliente segue para um guichê de pagamento também automatizado. “Nesse primeiro momento temos alguém acompanhando a operação, uma pessoa para cada ilha de pagamento”, disse o executivo.
Segundo ele, o Fast Pass permitirá ao Assaí reduzir significativamente o tempo de atendimento, diminuindo as filas na loja e garantindo uma experiência de compra mais eficiente a um número maior de consumidores.
Questionado sobre os planos de expandir o caixa automatizado para outras unidades, ele disse que o Assaí ainda está medindo os resultados do piloto antes de levar o projeto adiante. “Temos que refinar a coleta de dados e a forma de pagamento, mas é quase certo que se faça esse lançamento a partir do mês de agosto”, afirmou Campos.
Apesar de permitir a comparação de preços online com concorrentes da bandeira, na avaliação de Campos, manter o cliente conectado durante as compras torna a experiência mais descontraída, favorecendo o acesso das redes sociais e também a interação do consumidor com o aplicativo do Assaí, que deve ganhar novas funcionalidades até o fim deste ano.