VEJA TAMBÉM: Via Varejo reverte prejuízo e tem lucro de R$20 milhões
Firmada em maio, a parceria com o aplicativo de entregadores complementa a estratégia de construir pequenos galpões em lojas físicas, os chamados “minihubs”, a fim de reduzir em 80% o tempo das entregas. A varejista de móveis e eletroeletrônicos já conta com 13 minihubs e planeja elevar esse número a 70 até o fim de agosto.
Criada há cerca de dois anos, a plataforma Eu Entrego tem cerca de 40 mil entregadores autônomos cadastrados, dos quais aproximadamente 10 mil estão ativos. A empresa ainda reúne cerca de 50 clientes corporativos, incluindo outros grupos grandes como a fabricante de cosméticos Natura e a empresa de alimentos BRF.
“A operação começou com pessoas fazendo ofertas de entregas para outras e a partir do segundo ano passamos a conectar negócios a entregadores autônomos”, disse Vinicius Pessin, um dos fundadores da Eu Entrego.
As empresas que fazem uso da plataforma reduzem de 10% a 15% o custo da entrega em relação às transportadoras convencionais, incluindo os Correios, afirmou Pessin. Segundo ele, a remuneração bruta do entregador autônomo pode chegar a R$ 4.500 por mês.
No caso da Via Varejo, os resultados da parceria foram positivos ainda na fase piloto, em junho, com cerca de 60 entregas por dia e prazo médio de 1,4 dia por entrega. “O piloto já acabou, foi um sucesso, deu muito certo e agora já estamos em fase de implementação”, afirmou Remorini, acrescentando que boa parte dos produtos despachados em parceria com a Eu Entrego são itens leves, como celulares e eletrônicos.
Todas as lojas com minihubs serão integradas à Eu Entrego e, a partir da próxima semana, a varejista já ativará o serviço em dois minihubs por dia, segundo o executivo. Ele ressaltou que a decisão de usar a plataforma para entrega caberá exclusivamente à Via Varejo, dependendo da mercadoria e do local de entrega, e os clientes não terão cobrança diferenciada.
O aplicativo permitirá o uso de outros modais de transporte, permitindo aos entregadores transitar durante todo o dia por cidades que antes tinham limitação de horários para caminhões. “A entrega pode ser feita de carro, a pé, de ônibus ou bike. Incentivamos todos os modais por meio da Eu Entrego”, comentou Remorini.
Em 2018, as units da Via Varejo acumulam baixa de mais de 20%, na contramão das rivais B2W e Magazine Luiza, que já subiram cerca de 45% e 62%, respectivamente, desde o começo do ano.
LEIA: Via Varejo inaugura sua primeira loja física digital
Fora o acordo com a Eu Entrego, a Via Varejo também está expandindo a parceria com os Correios para a retirada de itens comprados nos canais online e lojas físicas. Essa opção já está disponível em 1.200 agências do Brasil e o número pode chegar a 3 mil, conforme Remorini.