Vice-presidente de RH do Uber pede demissão

11 de julho de 2018
iStock

Liane era uma das principais porta-vozes da empresa sobre assuntos de diversidade e discriminação

A vice-presidente de recursos humanos do Uber, Liane Hornsey, pediu demissão do cargo em um e-mail enviado à equipe ontem (10), após uma investigação sobre como ela lidou com alegações de discriminação racial na empresa.

VEJA TAMBÉM: Uber anuncia mudança no modelo de negócio no Brasil

O pedido de demissão acontece depois que a Reuters entrou em contato com o Uber na segunda-feira (9) para falar a respeito da investigação anteriormente não divulgada sobre acusações anônimas de que Liane teria, sistematicamente, rejeitado queixas internas de discriminação racial.

Liane é a chefe do departamento de recursos humanos do Uber e uma das principais porta-vozes da empresa sobre assuntos de diversidade e discriminação. Ela ocupava a posição há cerca de 18 meses, conforme a empresa foi abalada por queixas sobre discriminação de gênero e assédio sexual.

As alegações levantam dúvidas sobre os esforços do presidente-executivo, Dara Khosrowshahi, de mudar a cultura tóxica da empresa depois de assumir o cargo em agosto do ano passado, com a saída do antigo presidente-executivo Travis Kalanick, na esteira de uma série de escândalos.

Khosrowshahi elogiou Liane em um e-mail enviado aos funcionários e visto pela Reuters, como “incrivelmente talentosa, criativa e trabalhadora”. Ele não apresentou motivo para a saída da executiva.

Liane reconheceu em um e-mail separado para a sua equipe do Uber, a que a Reuters também teve acesso, que sua saída “acontece de forma um pouco repentina para alguns de vocês, mas eu tenho pensado sobre isso há algum tempo”.

LEIA: Juíza autoriza operação do Uber em Londres

Ela também não apresentou o motivo para sua demissão e não respondeu aos pedidos de comentários sobre a investigação.

As alegações contra ela e contra o departamento de recursos humanos do Uber foram feitas mais amplamente por um grupo anônimo que alega ser de funcionários negros do Uber, disseram à Reuters membros do grupo.

Eles alegam que Liane usou linguagem discriminatória e fez comentários depreciativos sobre o chefe global do Uber para diversidade e inclusão, Bernard Coleman, e que ela havia difamado e ameaçado a ex-executiva do Uber Bozoma Saint John, que saiu da empresa em junho.

“Essa pessoa foi, no final das contas, a razão por trás da saída [de Bozoma] do Uber”, disseram os funcionários anônimos em um e-mail, referindo-se a Liane.

Bozoma entrou no Uber, vinda da Apple, em junho, mas deixou a empresa apenas uma ano depois para se juntar à Endeavor, controladora de diversas agências de talentos. Ela se recusou a comentar, dizendo à Reuters por telefone: “Eu não tenho nada a dizer sobre minha experiência lá”.

E MAIS: Uber anuncia compartilhamento de bicicletas

Coleman, que entrou no Uber em 2017 após liderar as áreas de diversidade e recursos humanos da campanha presidencial de Hillary Clinton de 2016, também se recusou a comentar.