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Não está claro se o plano vai apaziguar o investidor ativista Dan Loeb, cujo fundo de hedge Third Point anunciou, em 9 de agosto, deter uma participação de 5,65% na companhia e imediatamente defendeu a venda de toda a empresa para um concorrente. O Third Point não respondeu aos pedidos de entrevistas feitos hoje.
O conselho da Campbell manteve viva a possibilidade de uma venda completa, dizendo que “permanece aberta e comprometida com a avaliação de todas as opções estratégicas para aumentar o valor no futuro”.
No entanto, o presidente-executivo interno, Keith McLoughlin, minimizou a perspectiva de uma venda de toda a empresa. “Não quero exagerar, porque estamos absolutamente comprometidos com a execução desse plano”, disse ele hoje à Reuters em entrevista. “O conselho concluiu que este plano atual é o melhor para maximizar o valor”, acrescentou.
As ações da Campbell, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 12 bilhões, caíram cerca de 2,2% no início dos negócios hoje.
A empresa de 149 anos, que revolucionou a indústria de comida caseira com as sopas fáceis de preparar e técnicas de produção de baixo custo, tem lutado para atrair os jovens consumidores para as famosas sopas, biscoitos Pepperidge Farm e outros alimentos e bebidas.
Sua última incursão em alimentos frescos falhou, enquanto a dívida e os custos aumentaram. Suas ações caíram em um terço nos últimos dois anos.
A Campbell disse que usaria os recursos das vendas da unidade para reduzir sua dívida e aumentou sua meta de economia de custos em US$ 150 milhões, para US$ 945 milhões até o final do ano fiscal de 2022.
A venda dos negócios internacional e de alimentos frescos marca uma mudança em relação à estratégia da ex-presidente-executiva Denise Morrison, que queria que a Campbell tivesse um portfólio diversificado com foco em saúde e bem-estar.
Denise deixou o comando da empresa abruptamente em maio depois de uma série de resultados ruins. No mesmo dia, a empresa anunciou uma revisão abrangente de seu portfólio e o membro do conselho Keith McLoughlin foi nomeado presidente interino.
As vendas das unidades podem tornar a Campbell um alvo de aquisição mais atraente, pois volta suas atenções para seus principais negócios de sopa e salgadinhos, os pilares da empresa.
A Campbell International inclui a marca de biscoitos australianos Arnott’s e Kelsen Group, juntamente com as operações de produção na Indonésia e Malásia e negócios em Hong Kong e no Japão. A Campbell Fresh inclui a Bolthouse Farms, a Garden Fresh Gourmet e o negócio de sopas refrigeradas da empresa.
A companhia contratou o Goldman Sachs Group e a Centerview Partners para vender as unidades.