LEIA TAMBÉM: 5 carros de luxo abrem leilões 2019 da RM Sotheby’s
A empresa disse que o software Zenuity para condução autônoma de nível 4 – o segundo maior nível – seria testado em um carro da Volvo a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O carro terá um motorista treinado a bordo que não colocará as mãos no volante.
A General Motors disse que está pronta para implantar um carro autônomo sem controles manuais, enquanto as alemãs BMW e Audi também conseguiram licenças para testar seus veículos.
A obtenção de permissões ficou mais difícil após um acidente fatal envolvendo um veículo da Volvo usado pelo Uber, que no mês passado retomou testes limitados em vias públicas.
A Zenuity já fez alguns testes na Suécia, depois que a Volvo obteve permissão no ano passado para testar carros com características de autônomos, mas com exigência de que os motoristas mantenham pelo menos uma mão no volante e que os carros não excedam 60 quilômetros por hora.
A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem seus próprios objetivos de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir destes modelos até 2025.
No ano passado, a montadora formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo em um carro de nível 4.