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O valor das ações subiu em mais de 12% desde o anúncio feito na última terça-feira (26) de que a loja de departamentos londrina Harrods começaria a usar sua plataforma de e-commerce, a Farfetch Black & White.
A Farfetch tem uma estrutura dupla de ações, que dá ao executivo português mais de 77% no peso do seu voto, embora ele possua cerca de 15% da empresa.
Originário do norte de Portugal, Neves tem formação em tecnologia e moda. Programador desde os 19 anos, ele também já foi designer de sapatos e dono de uma boutique de moda, antes de lançar a Farfetch, em 2008.
A empresa de comércio eletrônico, com sede em Londres, conta com 3,2 mil marcas de luxo em seu portfólio de produtos. Em agosto de 2018, Neves afirmou que a plataforma servia para suprir as necessidades particulares de marcas luxuosas e seus clientes. Segundo o empresário, em 2007, quando elaborou o conceito da empresa, as plataformas de comércio eletrônico eram centradas no consumidor, mas utilizando preços como filtros. “Essa é a antítese da moda de luxo, que é motivada pela emoção, individualidade e personalidade. Pela criatividade, e não por preços”, comentou, em carta enviada a investidores na época.
Fiel à sua missão, a Farfetch oferece produtos de alta qualidade, incluindo das marcas Balenciaga e Gucci. No entanto, a companhia se expandiu para além do mercado de luxo. Além da plataforma Black & White, para a marca Harrods, a empresa de comércio eletrônico também desenvolveu tecnologias que permitem que marcas possam coletar informações de consumo. Denominada “Store of the Future” (“Loja do Futuro”, em tradução livre), o sistema já é utilizado em unidades da loja Thom Browne, em Londres e Nova York.
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