Buffett diz que ricos são "subtaxados" nos EUA

25 de fevereiro de 2019
Getty Images

“Acho que o crédito do imposto de renda é a melhor forma de resolver situações como essa”, disse Buffett

O bilionário Warren Buffett disse hoje (25) que os ricos, incluindo ele mesmo, não estão pagando impostos suficientes. “Os ricos são definitivamente subtaxados em relação à população geral”, disse o presidente da Berkshire Hathaway ao canal de televisão “CNBC”.

LEIA MAIS: Grande aquisição em 2019 é incerta, diz Buffett

“À medida que nos especializamos, os ricos ficam mais ricos”, continuou ele. “A questão é: como você cuida de um cara que é um cidadão maravilhoso cujo pai morreu na Normandia e simplesmente não possui habilidades de mercado?’ Acho que o crédito do imposto de renda é a melhor forma de resolver situações como essa. Isso provavelmente significa mais impostos para caras como eu, e estou bem com isso.”

Buffett, de 88 anos, falou depois que Charlie Munger, seu sócio de 95 anos e vice-presidente da Berkshire, disse à emissora no início deste mês que Estados como Califórnia e Connecticut têm sido “estúpidos” por afastar pessoas ricas.

Depois de recuperar o controle da Câmara dos Representantes nas eleições de meio de mandato de 2018, alguns democratas pediram impostos mais altos para os ricos. Entre eles estão Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, que propôs um imposto de 70% sobre os rendimentos acima de US$ 10 milhões para cobrir a crescente lacuna de riqueza entre ricos e pobres.