Amazon supera estimativas de lucro no 1º trimestre

25 de abril de 2019

Resultado de US$ 3,56 bi é apoiado pela demanda por serviços em nuvem

A Amazon.com anunciou hoje (25) lucro acima das estimativas para o primeiro trimestre diante da crescente demanda por serviços de computação em nuvem e publicidade, mas uma previsão fraca renovou a preocupação de que a empresa gastará mais do que o esperado em grandes investimentos este ano.

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As ações ficaram estáveis após o anúncio. O lucro líquido do primeiro trimestre mais que dobrou, para US$ 3,56 bilhões, ou US$ 7,09 por ação. Analistas esperavam US$ 4,72 por ação, segundo dados do IBES da Refinitiv.

Por outro lado, a empresa previu um lucro operacional de até US$ 3,6 bilhões no segundo trimestre, enquanto os analistas esperavam US$ 4,2 bilhões, segundo a FactSet.

O vice-presidente financeiro da empresa, Brian Olsavsky, disse que a Amazon não viu nenhum impacto material na Índia devido a ações tomadas para cumprir as novas regulamentações que afetam o investimento estrangeiro no comércio eletrônico.

A receita de serviços para vendedores saltou 20%, para US$ 11,1 bilhões, no trimestre, enquanto as vendas de anúncios e outras aumentaram 34%, para US$ 2,7 bilhões, disse a empresa.

Enquanto isso, a unidade de computação em nuvem manteve o ritmo, à medida que mais empresas transferiram operações de processamento de dados para os servidores da empresa. As vendas da Amazon Web Services subiram 41%, a US$ 7,7 bilhões.

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A empresa previu vendas líquidas entre US$ 59,5 bilhões e US$ 63,5 bilhões para o segundo trimestre, cujo ponto médio ficou abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 62,37 bilhões, segundo dados do IBES da Refinitiv.

As vendas líquidas na América do Norte, maior mercado da companhia, subiram 17%, a US$ 35,81 bilhões no trimestre.

As despesas operacionais da Amazon subiram 12,6% no trimestre, para US$ 55,28 bilhões, enquanto investiu na fabricante de carros elétricos Rivian e na startup de tecnologia de direção autônoma Aurora. Além disso, a companhia continuou investindo no programa Prime, na entrega de produtos das lojas Whole Foods e em conteúdo original de vídeo.

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