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Os movimentos fornecem evidências das novas ambições da Apple de entrar na área de veículos autônomos, uma iniciativa denominada “Project Titan”. As conversas estão focadas na tecnologia Lidar de próxima geração, um sensor que fornece uma visão tridimensional da via sendo percorrida pelo veículo.
O esforço em busca do sensor significa que a Apple quer desenvolver toda a cadeia de hardware para guiar os veículos autônomos e se juntou a montadoras de veículos e investidores na corrida para encontrar tecnologias vencedoras.
Os sensores atuais, incluindo os da Velodyne utilizados na frota de veículos autônomos de teste da Apple, usam pulsos de laser para criar imagens precisas do ambiente ao redor do carro. Mas os sistemas podem custar US$ 100 mil e usar peças mecânicas para que os lasers façam varredura ao longo da estrada.
Isso os torna muito volumosos e propensos a falhas para uso em veículos produzidos em massa. As deficiências da tecnologia atual estimularam investimentos de US$ 1 bilhão em dezenas de startups e outras empresas para tornar o sistema mais compacto, barato e robusto.
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Ainda não está claro se a meta do ‘Project Titan’ é construir seu próprio veículo ou fornecer os elementos de hardware e software para carros autônomos, enquanto se une com um parceiro para a montagem do veículo inteiro.
Mas o que está claro é o interesse da Apple em sistemas Lidar mais baratos e no controle de “sensores de percepção”, computadores e software que permitam um veículo transitar sem motorista, independentemente de quem monte o veículo, disse uma outra fonte.
Esse interesse na longa distância indica que a Apple está focada em veículos totalmente autônomos, disseram duas das fontes.
Procurada, a Apple não comentou o assunto.