UNDER 30 Assine
Seja um assinante

Início / Negócios / Black Friday tem desempenho recorde e vendas inusitadas

Black Friday tem desempenho recorde e vendas inusitadas

Só no Magazine Luiza foram vendidos 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros

Redação
4 de dezembro de 2019     Atualizado há 4 anos
Compartilhe esta publicação:
getty-images
getty-images

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelou que R$ 3,5 bilhões foram arrecadados nesta Black Friday no Brasil, 20% a mais do que em 2018

Acessibilidade


Resumo:

 

  • Ao analisar os registros das aquisições, pode-se dizer que a Black Friday realmente se consolidou como opção de compras dos consumidores brasileiros;
  • Segundo o Compre&Confie, as categorias moda e acessórios, entretenimento, beleza, perfumaria e saúde, eletrodomésticos e ventilação e telefonia foram as mais representativas no evento deste ano;
  • 960 mil rolos de papel higiênico vendidos pelo Magazine Luiza e 1,6 mil litros de sorvete comercializados pela San Paolo Gelato & Café são algumas das vendas inusitadas da Black Friday 2019 no Brasil.

A Black Friday já acabou para grande parte dos comerciantes e, ao que tudo indica, a data realmente se consolidou como opção de compras dos consumidores brasileiros.

Os primeiros balanços indicam que a campanha 2020, a décima edição realizada no país, superou as expectativas. Só no comércio eletrônico, modalidade na qual a empresa de inteligência de mercado Compre&Confie esperava R$ 3,1 bilhões, o movimento consolidado chegou a R$ 3,87 bilhões nos dias 28 e 29 de novembro – valor 30,9% acima do que no mesmo período do ano passado.

VEJA MAIS: Vendas do varejo na Black Friday crescem 18%, mostra índice da Cielo


A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revela números mais conservadores – R$ 3,5 bilhões –, mas, ainda assim, 20% maior do que em 2018.

Só nas plataformas móveis, o aumento foi de 38% em relação ao ano passado, segundo a AppsFlyer. A empresa especializada em atribuição e mensuração de dados mobile revelou 4,5 milhões de compras feitas pelos brasileiros nos aplicativos – contra 3,5 milhões dos norte-americanos. Um monitoramento da Ebit-Nielsen também revelou que os apps foram responsáveis por 52% do faturamento nos dias 28 e 29 de novembro no país, um crescimento de 95%. 

Os itens mais procurados não revelam surpresas – as categorias moda e acessórios, entretenimento, beleza, perfumaria e saúde, eletrodomésticos e ventilação e telefonia foram as mais representativas, segundo o Compre&Confie –, mas a verdade é que todos os setores entraram na onda para garantir uma fatia nesse bolo que, no total, passou dos R$ 70 bilhões em faturamento total segundo os primeiros balanços.

Veja, na galeria de fotos a seguir, alguns números impressionantes e algumas vendas inusitadas da Black Friday 2019 no Brasil:

  • getty-images

    Papel higiênico

    O Magazine Luiza vendeu 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros.

  • divulgação

    Tapetes higiênicos

    A Petz, rede de lojas especializadas em produtos para animais, vendeu 21 mil pacotes de tapetes higiêncios, de modelos e tamanhos variados.

  • getty-images

    Passagens aéreas

    Apenas na sexta-feira (29), a Gol emitiu 450 mil bilhetes para 99 destinos, com vendas totais de R$ 120 milhões – recorde histórico para a companhia aérea. Os locais mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Recife e Salvador.

  • divulgação

    Filmes

    Dos 60 títulos colocados a R$ 1,99 para streaming na plataforma Looke, os mais alugados foram o drama policial “Miss Bala” (2019), o romance “A Cinco Passos de Você” (2019) e o suspense dramático “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” (2017), com Joaquim Phoenix.

  • Anúncio publicitário
  • divulgação

    Pilhas

    Só no Magalu, 400 mil pilhas foram vendidas.

  • divulgação

    Livros

    A obra mais vendida pela Saraiva foi “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Versão De Bolso”, que teve uma redução de preço de R$ 34,90 para R$ 9,90.

  • divulgação

    Sorvete

    A San Paolo Gelato & Café vendeu, em todo o país, 1,6 mil litros de sorvete. Os sabores mais pedidos foram Ninho San Paolo, o carro chefe da casa, chocolate marroquino e morango.

  • divulgação

    Sofás

    Sozinha, a Mobly comercializou, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, 7.664 sofás.

  • getty-images

    Transações financeiras

    Somente no Itaú, entre transações com cartões, TEDs, DOCs, pagamentos com boleto ou que passaram pelo processamento da Rede, foram mais de R$ 45 bilhões, um recorde de volume financeiro para um único dia.

  • Foto: Peter Dazeley/ Getty Images

    Reclamações

    Entre a sexta-feira (29) e as 12h da segunda (2), o Procon registrou 1.079 atendimentos, sendo 653 reclamações e 426 consultas e orientações, ou 45% mais do que no ano passado. A principal queixa dos consumidores foi com relação ao funcionamento do aplicativo Mercado Pago no momento de pagamento das compras feitas nas redes de fast-food McDonald’s e Burger King

getty-images

Papel higiênico

O Magazine Luiza vendeu 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação:

Temas

  • aquisição
  • Black Friday
  • Comércio
  • compras
  • dados
  • Dinheiro
  • e-commerce
  • evento
  • faturamento
  • loja
  • mercado
  • negócios
  • receita
  • registros
  • serviço
  • shopping
  • Varejo
  • venda
Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Seja um assinante →
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes+
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2023. Todos os direitos reservados.