Quanto as gigantes de tecnologia gastaram com lobby em 2019

Empresas como Amazon e Facebook bateram recorde de investimento.

Mariana Labbate
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A Amazon foi uma das empresas que bateu recorde de investimentos em lobistas em 2019, gastando mais de US$ 16 milhões

Acessibilidade


Amazon e Facebook foram as líderes do lobby nos EUA no ano passado, de acordo com um relatório publicado na terça-feira (21) pelo governo norte-americano. O documento mostra os investimentos de grandes empresas tecnológicas em lobistas em 2019. Amazon e Facebook chegaram, cada uma, perto da marca dos US$ 17 milhões em esforços no mundo político, batendo seus recordes individuais.

A conclusão, segundo uma compilação de dados anteriores, é que o Facebook gastou cerca de US$ 81 milhões com a prática política desde 2010, sendo 2019 seu maior ano. Os principais motivos por trás deste investimento milionário foram os inúmeros escândalos de Mark Zuckerberg envolvendo falhas de segurança e privacidade na rede social (que inclusive levaram o CEO a julgamentos e até ao congresso norte-americano) e os esforços para a regulamentação e lançamento da libra, criptomoeda do Facebook que ainda não foi consolidada.

LEIA MAIS: Governo norte-americano pode impedir integração de Whatsapp, Facebook e Instagram

A libra passa por dificuldades desde outubro de 2019, quando seus principais parceiros começaram a abandonar o projeto por conta das incertezas em torno de seu processo regulatório. Entre as primeiras a deixarem o consórcio de parceiros da libra estão a Mastercard e a empresa de pagamentos online PayPal. Desde então, outras empresas vêm seguindo o mesmo caminho. A mais recente foi a operadora telefônica Vodafone, que saiu oficialmente do grupo ontem (22).

Já a Amazon enfrentou alguns obstáculos relacionados ao CEO Jeff Bezos, o mais recente sendo o suposto hackeamento de seu celular pela Arábia Saudita. Em entrevista ao “The Washington Post” publicada hoje (23), a representante da Amazon Jill Kerr afirmou que a empresa está “focada em se certificar de que está defendendo questões importantes para os nossos consumidores.” Como o Facebook, a Amazon também bateu seu recorde, investindo quase US$ 17 milhões.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nos últimos anos, os gigantes do Vale do Silício têm se envolvido cada vez mais com política, e, para muitos deles, questões de segurança como a violação da privacidade de seus usuários é o principal motivo desta mudança, O Google, que também está nesse novo relatório, teria investido aproximadamente US$ 150 milhões na última década e US$ 12 milhões no último ano.

Entre as empresas que constam na lista de investimentos milionários mas não bateram a marca dos US$ 10 milhões em 2019 estão a Apple, que gastou US$ 7 milhões, e a Uber, que desembolsou US$ 2,3 milhões com lobistas no ano passado.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Compartilhe esta publicação: