Governo norte-americano pode impedir integração de Whatsapp, Facebook e Instagram

Indranil Aditya/NurPhoto via Getty Images
Membros do governo já expressavam opiniões contrárias aos planos em janeiro

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos – ou Federal Trade Commission – pode emitir uma ordem que embarga os planos de Mark Zuckerberg de integrar as mensagens recebidas no Instagram, Facebook e Whatsapp. A notícia foi dada ontem (12) pelo “The Wall Street Journal”, e fez as ações do Facebook fecharem o dia em baixa de 2,7%.

LEIA MAIS: Facebook permitirá transferência de fotos e vídeos para Google Fotos

A proibição vem por alguns motivos. Além de ser uma medida antitruste, também procura prevenir que o Instagram e o Whatsapp passem pelos mesmos problemas de segurança e privacidade de dados que o Facebook. Nada foi oficializado ainda, nem a intenção do governo de impor tal ordem nem a integração dos aplicativos, mas mesmo assim as ações da empresa continuam caindo hoje (13).

O Facebook começou a demonstrar interesse na integração das funções de mensagens dos três aplicativos em janeiro. Os planos são de permitir que pessoas possam mandar mensagens pelo Facebook Messenger para o Whatsapp de alguém, por exemplo, ou para seu Instagram.

Na época, o Facebook já havia enfrentado empecilhos do governo, e essa integração não aconteceu até agora. Em janeiro, a representante da comissão federal Ro Khanna explicou no Twitter o que a levava a ser contra tal medida.

“Precisávamos de mais controle quando o Facebook comprou o Instagram e o Whatsapp, o que leva agora à uma junção horizontal que deveria ter acionado nossos controles antitruste,” ela postou.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).