Rashida Gayle, fundadora da Twenty Six Marketing Agency, utilizou sua rede de contatos e experiência anterior para transformar um desafio em oportunidade. Ao longo de mais de seis anos na indústria do esporte, principalmente gerenciando jogadores da NFL, ela desenvolveu relacionamentos e estratégias que lhe permitiram maximizar marcas, exposição, renda e criação de colaborações culturalmente significativas. Sua lista inclui os atletas N’Keal Harry (New England Patriots), Josef Martinez (Atlanta United) e jogadores dos times da NFL, como Atlanta Falcons e Baltimore Ravens.
LEIA MAIS: Argentina anuncia que deixará futuras negociações comerciais do Mercosul
A carreira de Rashida Gayle no esporte começou durante a faculdade, no departamento de marketing de atletismo. Em seu último ano, ela perguntou a um dos jogadores de futebol da universidade se poderia ser sua assistente pessoal e ajudá-lo a criar sua marca. Ela então se mudou para Atlanta, onde atuou como gerente de Devonta Freeman quando ele foi convocado para a NFL pelo Atlanta Falcons. Além disso, ela trabalhou com alguns outros jogadores da equipe.
“Depois da temporada de estreia”, explica Rashida, “enfatizamos o marketing e a marca. Embora ele não fosse titular no momento e fosse bastante novo na NFL, eu ainda achava que havia uma oportunidade de causar impacto em sua cidade natal. Montamos algumas entrevistas e aparições diferentes. Consegui gerar receita para ele fora do campo com o marketing. Eu realmente percebi que isso é algo que definitivamente posso fazer. Posso criar oportunidades para jogadores que não têm nada a ver com os contratos em campo.”
As campanhas de marketing que ela criou durante a temporada de estreia de Freeman a prepararam para sua segunda e terceira temporadas, quando ele se tornou popular na NFL. Ela cuidou de sua imagem de marca quando ele se tornou jogador do Pro Bowl por duas vezes e jogou no Super Bowl. “Por causa do desempenho em campo”, ela explica, “e por causa da experiência passada que tivemos com o marketing, comecei a fazer pitches e buscar novos horizontes. Isso nos colocou em uma posição em que estávamos prontos para decolar quando ele começasse a jogar muito bem. Esse sucesso me permitiu fazer bem meu trabalho, que foi criar oportunidades de marketing para ele fora do campo. Por fim, conseguimos milhões de dólares no marketing.”
Através de sua lista única e diversificada, ela se tornou conhecida em toda a indústria como a primeira mulher negra a representar jogadores da NFL e da MLS de forma independente. “Não trabalho com um agente contratado para representar jogadores”, explica Gayle. “Eu os represento por conta própria. Não fazemos contrato de trabalho, só marketing esportivo. Somos responsáveis por todos os patrocínios, aparições públicas, filantropia, criação de marca etc. Trabalhamos separadamente e com independência.”
LEIA TAMBÉM: 10 bilionários que mais enriqueceram no último mês ganharam, juntos, US$ 126 bilhões
À medida que Rashida continua a transição em sua carreira e em sua nova empresa, ela se concentra nos seguintes passos essenciais:
- Seja flexível. Isso abre novas oportunidades que catapultam sua carreira e permitem expandir sua rede de contatos.
- Crie uma estratégia. Pesquise e pense nela. Uma estratégia ajudará você a manter o foco.
- Estabeleça metas atingíveis. Atingir objetivos menores acabará por ajudá-lo a criar uma imagem maior.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.