O ex-major do exército britânico, que serviu na Guerra da Coreia, tornou-se um empreendedor em série e diretor de mídia da publicadora IPC. Sua maior conquista foi o lançamento de uma associação de habitação sem fins lucrativos há 30 anos, que agora possui um portfólio de propriedades de US$ 43 bilhões e abriga centenas de milhares de londrinos. Home, que morreu aos 87 anos de complicações na saúde após uma cirurgia cardíaca durante o feriado da Páscoa, não tem perfil na Wikipedia nem fotos na Getty Image Library. Pouco conhecido, apesar de criar casas para 250 mil pessoas nos últimos 57 anos.
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Os benefícios de seu trabalho terão impacto nas gerações vindouras. Mas a contribuição empreendedora de Gos para a sociedade tem sido amplamente ignorada, o que provavelmente reflete sua extraordinária modéstia. Talvez também mostre nossa obsessão cultural pela riqueza pessoal, por sucessos mais significativos.
Gos e o cofundador Rev Nick Stacey não criaram a L&Q em busca de dinheiro ou atenção. Nenhum deles ficou rico com esse sucesso de vários bilhões. Eles fizeram isso pelos outros.
A princípio, parece contra-intuitivo que eles criaram um império de US$ 43 bilhões a partir do zero, pensando em valores sociais ao invés de lucro. Ao fazer isso, eles produziram um histórico retorno sobre o investimento, que continua a crescer rapidamente. O foco nunca foi o dinheiro. É uma história de inovação com foco em pessoas, uma ideia que se tornou um ecossistema que coloca o impacto social, as pessoas e os interesses de longo prazo na frente e no centro dos planos de negócios. Vamos torcer para que mais pessoas se inspirem nisso.
Em 1963, o cofundador reverendo Nick Stacey, de 35 anos de idade, era o recentemente nomeado reitor de Woolwich. O trabalho colocava Stacey em contato diário com as famílias locais com necessidade urgente de ajuda. O veterano da Segunda Guerra Mundial, formado na Universidade de Oxford, virou atleta olímpico e depois vigário do sul de Londres. Os problemas recorrentes de sua paróquia o transformaram em um empreendedor social obstinado e em um formidável parceiro de negócios e amigo de Gospatric Home.
Os dois jovens fundadores ambiciosos procuraram entender as dificuldades do mundo real dos pobres e sem-teto de Londres, visitando-os pessoalmente. Em uma visita a um albergue, que cheirava “como repolho e urina velha”, uma mãe mostrou a Gos e Stacey (com 30 anos na época) o terrível porão onde seus filhos dormiam: sua filha de quatro anos havia sido mordida por um rato na bochecha. Tais eram as depravações. Essa era a Londres real nos anos 1960: humilhante pobreza em uma das cidades mais prósperas do mundo. Normalmente, essa cena nunca seria mostrada a trabalhadores da classe média britânica. Era evidentemente um poderoso alerta para os dois, e uma motivação para a vida. Este foi o problema a resolver.
Em 1963, cerca de meio milhão de londrinos estavam na lista de espera por moradias.
Levantando um capital inicial de US$ 80 (£ 64) com 32 amigos de negócios, a missão dos fundadores era ajudar os pobres e sem-teto de Londres a morar em moradias de melhor qualidade, de uma forma ou de outra. O valor representa US$ 677 no valor em dólar de hoje, ajustados pela inflação. A equipe de Gos e Reverendo Stacey assumiu esse papel de forasteiros que procuram propriedades e maneiras inteligentes de pagar por elas. Eles eram dois ex-militares, aparentemente não intimidados por sua falta de experiência ou falta de financiamento. Ingenuidade, determinação e um pouco de criatividade os levaram passo a passo para comprar a primeira casa, na 2 Wrottesley Road, por US$ 4.300, uma barganha. A ideia era ver se eles poderiam melhorar as coisas, convertendo esta casa em um projeto piloto para os sem-teto. Eles criaram a Quadrant, uma nova associação de habitação. A propriedade continua sendo um albergue até hoje, ajudando mães solteiras e seus bebês.
“Nenhum de nós possuía qualificações em gestão habitacional. Isso significava que não tínhamos nenhum plano nos prendendo, éramos mais aventureiros. Fizemos tudo sozinhos em nosso tempo livre”, recordou Home quando foi entrevistado em 2013.
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Cada propriedade resultou em outras. Depois de 57 anos desde início dessa grande jornada, a organização está prestes a abrigar 500 mil pessoas (o equivalente a 5% da população de Londres), com vários grandes desenvolvimentos em andamento, como o Barking Riverside, uma enorme expansão de empreendimento no rio Tâmisa.
Capitalismo com consciência
Sem perceber na época, os fundadores lançaram o que se tornaria a maior empresa de locação de Londres, começando com uma modesta conversão de casas e depois progredindo na construção de casas alguns anos depois. A L&Q agora lidera grandes desenvolvimentos como a Barking Riverside, como modelo de crescimento. Cada novo projeto é pensado para ter um impacto social significativo: ganhar dinheiro para pagar pela habitação social.
A L&Q gera um lucro substancial com a construção e o aluguel como proprietária-desenvolvedora. Mais de 50% de suas propriedades novas são reservadas para famílias de baixa renda. O excedente de caixa de US$ 252 milhões foi criado em 2019, um lucro impressionante de 21,5%: tudo reinvestido em novas habitações. Isso é capitalismo com consciência.
Como associação, a L&Q segue predecessores como The Guinness Partnership, Octavia Hill e Peabody Trust, que surgiram com a Revolução Industrial. Desde a industrialização britânica, a pobreza tem sido altamente concentrada nas principais cidades e continua sendo um problema até hoje, com uma crescente lacuna nas necessidades de moradias. As associações de habitação eram uma solução inovadora do setor privado para reequilibrar uma economia desfavorável aos pobres. Eles descobriram que é possível sustentar o modelo de moradias subsidiadas fazendo dinheiro novo.
Hoje, a L&Q prospera com um modelo de negócios de subsídios cruzados. De um modo geral, 25% das casas são construídas para venda direta (geração de excedente), 25% para aluguel privado (geração de excedente), 25% para aluguel social (subsidiado) e 25% para propriedade de submercado (produtos subsidiados, como propriedade compartilhada).
Bilionários culturais
Embora não busquem enriquecer com o sucesso desse vasto império imobiliário, Gos Home e Nick Stacey, na humilde opinião deste escritor, são a definição de bilionários culturais. O tipo de bilionários que deveríamos incentivar. A riqueza que eles criaram como empreendedores sociais é sentida por centenas de milhares de pessoas, todos os dias.
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Entre as novas realidades mais urgentes, estará o aprofundamento das crises habitacionais e de refugiados, exigindo que uma nova geração de inovadores intensifique suas soluções. Faríamos bem em aprender com o exemplo empresarial histórico de Gospatric Home, uma fonte contínua de inspiração, à medida que decidimos resolver esses problemas monstruosos. Devemos buscar soluções e sempre lembrar que sucesso não é apenas dinheiro. Trata-se de resolver problemas significativos.
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