“Em paralelo ao surgimento do marketing, você teve o surgimento das grandes indústrias, principalmente automobilísticas. E elas começaram a se deparar com um problema central: vender o que e para quem”, explica Boschi.
LEIA MAIS: 10 Melhores CMOs do Brasil
criação das primeiras graduações: a ESPM, fundada em 1951, foi a pioneira no tema. O projeto, impulsionado pelos comunicadores Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, foi inspirado nos métodos de ensino da Universidade Columbia. Na sequência, a FGV lançou seu curso, baseado na proposta da Universidade de Michigan.
No marketing, tudo parece ser uma evolução: o termo 4Ps (produto, preço, promoção e praça) é um aprimoramento do
termo marketing mix, criado por Neil H. Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
Para Boschi, o que mantém marcas vivas [como a longeva Granado] é um trabalho de marketing muito bem feito: “É a partir do desenvolvimento adequado das ferramentas que a marca se mantém ativa e com valor agregado ao longo das décadas”, conclui.
Reportagem publicada na edição 79, lançada em agosto de 2020
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Tenha também a Forbes no Google Notícias.