Conheça a história do marketing

Getty Images
Getty Images

Philip Kotler, considerado criador do marketing moderno, durante palestra em Londres em 2008

“O primeiro registro da palavra ‘marketing’ é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19). É sabido, porém, que a prática existe, em suas formas mais primordiais, desde a Antiguidade.

“Em paralelo ao surgimento do marketing, você teve o surgimento das grandes indústrias, principalmente automobilísticas. E elas começaram a se deparar com um problema central: vender o que e para quem”, explica Boschi.

LEIA MAIS: 10 Melhores CMOs do Brasil

A consolidação da disciplina se deu com a criação do curso de marketing nas universidades americanas de negócios. O Brasil foi influenciado em momentos diferentes, primeiro com a chegada da Ford, em 1919, e nos anos 1950, com a
criação das primeiras graduações: a ESPM, fundada em 1951, foi a pioneira no tema. O projeto, impulsionado pelos comunicadores Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, foi inspirado nos métodos de ensino da Universidade Columbia. Na sequência, a FGV lançou seu curso, baseado na proposta da Universidade de Michigan.

No marketing, tudo parece ser uma evolução: o termo 4Ps (produto, preço, promoção e praça) é um aprimoramento do
termo marketing mix, criado por Neil H. Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.

Para Boschi, o que mantém marcas vivas [como a longeva Granado] é um trabalho de marketing muito bem feito: “É a partir do desenvolvimento adequado das ferramentas que a marca se mantém ativa e com valor agregado ao longo das décadas”, conclui.

Reportagem publicada na edição 79, lançada em agosto de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).