Ao lado da minha equipe na Frost & Sullivan, temos acompanhado a estratégia de Musk de perto ao longo dos anos e é assim que acreditamos que ele a está executando.
Os sete pontos da estratégia por trás do plano da Tesla:
LEIA MAIS: Amazon anuncia mais 3 centros logísticos no Brasil
Vamos começar com conectividade. Os fabricantes de automóveis normalmente têm arquiteturas de domínio de 3-4, como infotainment, corpo e sistemas de assistência à direção avançados (ADAS), cada um com seus sistemas operacionais discretos. O desafio aqui é que as atualizações remotas em um domínio invariavelmente têm efeito cascata em outros, exigindo 60% a 70% do tempo dos recursos de engenharia para ser gasto em garantir a compatibilidade e integração com versões anteriores.
A Tesla se diferencia por seu sistema operacional terrestre proprietário, que permite à empresa ser mais ágil, gerar soluções mais inovadoras, distribuir desempenho e funcionalidade de energia com base em novos casos de limite e proteger melhor seus veículos contra ameaças de segurança cibernética por causa de menos gateways de acesso. Na verdade, todos os domínios são construídos naquele único sistema operacional, refletindo uma abordagem drasticamente diferente. Isso é algo que apenas as empresas de tecnologia são versadas em fazer. Isso representa uma vantagem significativa que permite à Tesla ter uma vantagem tecnológica de seis a sete anos em relação a seu rival mais próximo. No futuro, vejo todas as montadoras tentando desenvolver uma plataforma de sistema operacional internamente, assim como a Volkswagen está tentando (e lutando) para fazer.
Por exemplo, o Modelo 3 tem um consumo de energia de 250 kWh, o que é importante em um ambiente urbano porque cada quilômetro economizado com uma bateria de densidade de energia é uma moeda crítica. Isso ganha ainda mais importância porque Musk tem como alvo os robo-táxis urbanos, onde 90% de seus veículos Modelo 3 serão alugados e posteriormente retornarão à rede de carregamento da Tesla. O que a Tesla fez, essencialmente, foi usar seu sistema de chip/arquitetura customizado de ponta para ditar a narrativa em torno dos veículos elétricos/autônomos, incentivando os futuros clientes a avaliá-los com base em um conjunto completamente novo de moedas. Novamente, esta é uma competência central que espero que todas as empresas automotivas e grandes fabricantes industriais precisem desenvolver internamente no futuro, seja por meios internos ou colaborações como a Daimler com a NIVIDIA.
Em termos de eletrificação, o ponto fundamental é que o veículo Tesla não é apenas um carro, é uma declaração de estilo de vida. Trata-se de criar um carro elétrico altamente conectado que oferece desempenho e alcance superiores, que forneça uma experiência de primeira linha em todos os elementos ao motorista a bordo. Isso poderia ser em termos de configurações de suspensão personalizadas para dirigir em estradas esburacadas ou os recursos de entretenimento para crianças completamente redefinidos que, por experiência pessoal de ter possuído um Tesla nos últimos quatro anos, é uma dádiva para os pais, especialmente em longas viagens de carro.
A Tesla é possivelmente a única empresa no mundo que não possui anos-modelo. Em vez disso, foca em mudanças exponenciais no software OTA habilitadas por meio de um sistema operacional muito integrado e apoiado pelo foco localizado de suas gigafábricas (por exemplo, a nova gigafábrica em Austin vai se concentrar em cyber trucks e semis de alta demanda para o mercado dos EUA), que permitem que a marca seja relevante para vários clientes, enquanto é capaz de atacar agressivamente novos segmentos, globalmente.
A sustentabilidade da bateria é um eixo crucial no plano da Tesla para o futuro. Uma atualização realizada no início deste ano dá a terceiros a capacidade de se integrar como estações de carregamento no mapa Tesla. Em outras palavras, o pré-condicionamento da bateria agora pode acontecer mesmo se o cliente Tesla escolher outra estação de carregamento. Embora este seja um recurso conveniente para os clientes, qualquer fabricante terceirizado de estações de carregamento que queira fazer parte da rede Tesla no sistema de licitação automática agora terá de pagar uma taxa de licenciamento.
O sexto pilar estratégico gira em torno da nova mobilidade, que representa uma abordagem altamente inovadora do custo total de propriedade. A principal mensagem aqui é que seria financeiramente insano não possuir um Tesla. É com base nisso que prevejo o surgimento da Tesla Mobility, parte de um triunvirato apresentando a Tesla Energy e a Tesla Motors.
LEIA TAMBÉM: Fiat e Peugeot revelam logotipo da Stellantis
Outro aspecto importante dos novos planos de mobilidade de Musk é a garantia de quilometragem. Em um golpe genial de marketing, a comunicação e a segurança são de um veículo que praticamente dura um milhão de milhas (aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros). A lubrificação que acompanha o carro também foi desenvolvida internamente. A Tesla pode ser uma empresa jovem, mas a visão de criar um ambiente de mobilidade único veio do que Musk se propôs a alcançar há quatro ou cinco anos: em essência, como projetar um Tesla que duraria um milhão de milhas.
A engrenagem final é a estrutura organizacional e a transformação. Evitando as hierarquias rígidas que pesam sobre os fabricantes de automóveis tradicionais, a Tesla adotou uma estrutura organizacional flexível e distribuída. Redes de equipes operam em uma cultura altamente centrada nas pessoas, com um ecossistema projetado para apoiar a criatividade e a eficiência.
E TAMBÉM: Bill Gates ensina a responder às perguntas mais comuns em entrevistas de emprego
Na essência do ambicioso plano de Elon Musk está a criação de um gigante, a Tesla Inc., que une Tesla Energy, Tesla Mobility e Tesla Motors para criar uma mega-entidade que impulsionará o crescimento exponencial da energia sustentável, em vez do transporte sustentável. É uma visão que conectará clientes, frotas e o maior cliente de todos –as cidades– ao ecossistema da Tesla. Aqui, o carro não será mais o único ponto focal, mas apenas uma parte de uma estratégia cuidadosamente calibrada para construir uma indústria completamente nova de energia em rede.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.