Presidente do BC do Japão afirma não ter planos de parar compras de ETFs ou vendê-los

22 de março de 2021
James Lawler Duggan/Reuters

Banco central removeu uma orientação explícita para a compra de ETFs a um ritmo anual de cerca US$ 55,13 bilhões

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse hoje (22) que o banco central não vai parar de comprar fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) ou vendê-los, à medida que tenta tornar suas ferramentas de flexibilização mais flexíveis e sustentáveis sob sua política de controle da curva de juros.

Falando perante o comitê financeiro da Câmara alta, Kuroda disse que sua revisão das compras de ETFs permitiria ao Banco do Japão continuar a usar a política de afrouxamento monetário “de forma mais flexível e eficaz”.

VEJA TAMBÉM: Entenda como o Banco Central do Japão tornou-se acionista majoritário de todas as empresas listadas em Tóquio

O banco central removeu uma orientação explícita para a compra de ETFs a um ritmo anual de cerca de 6 trilhões de ienes (US$ 55,13 bilhões) na revisão de suas ferramentas de política monetária divulgada na última sexta-feira (19).

Em vez de comprar em um ritmo determinado, o Banco do Japão disse que só entraria em ação quando os mercados se desestabilizassem, com um teto de gastos de 12 trilhões de ienes estabelecido no ano passado.

Kuroda também prometeu manter a meta de inflação de 2%, que ele descreveu como um padrão global, já que ajuda a estabilizar as moedas das principais economias. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.