Lucro da CF dispara com preços de fertilizantes após sanções à Rússia

5 de maio de 2022

CHICAGO (Reuters) – A CF Industries Holdings Inc divulgou na quarta-feira que os lucros trimestrais subiram 485%, à medida que a fabricante de fertilizantes aumentou os embarques a partir dos EUA depois que a invasão russa à Ucrânia catapultou os preços dos nutrientes agrícolas.

Os principais produtores de fertilizantes, incluindo CF Industries, Nutrien Ltd e Mosaic Co, beneficiaram-se das sanções aos exportadores Rússia e Belarus, que limitaram os suprimentos globais que já estavam apertados.

A CF Industries, com sede em Illinois, que opera o maior complexo de nitrogênio do mundo em Louisiana, disse que o lucro líquido atingiu 883 milhões de dólares nos três meses encerrados em 31 de março, em comparação com 151 milhões um ano antes.

As vendas líquidas foram de 2,9 bilhões de dólares, acima dos 1 bilhão de dólares do ano anterior.

O adubo nitrogenado é um dos fertilizantes mais usados ​​para aumentar a produção de milho, canola e outras culturas.

Os estoques globais estão “extremamente apertados”, enquanto a demanda é forte por parte dos agricultores que buscam lucrar com os preços dos grãos, que dispararam à medida que a guerra na Ucrânia está interrompendo os embarques de safras do Mar Negro, disse a CF Industries.

Levará pelo menos dois a três anos para reabastecer os estoques globais de grãos após a invasão, disse o presidente-executivo Tony Will. Moscou chama sua ação na Ucrânia de “operação especial”.

A empresa disse que enviou o maior volume trimestral de nitrogênio por ferrovia na América do Norte em dez anos para atender à demanda e está fretando três vezes seu volume típico de navios com bandeira dos EUA para transportar nitrogênio líquido para a costa norte-americana.

O preço médio do gás natural, usado para fazer fertilizante nitrogenado, foi de 6,48 dólares por milhão de BTU no trimestre, em comparação com 3,22 dólares em 2021, disse a CF Industries.

(Por Tom Polansek em Chicago)