Safra de trigo da Ucrânia deve recuar 42% em 2022, para 19,2 mi t, prevê sindicato

1 de junho de 2022

 

KIEV (Reuters) – A colheita de trigo da Ucrânia em 2022 deve cair para 19,2 milhões de toneladas, ante um recorde de 33 milhões de toneladas em 2021, disse o sindicato ucraniano de comerciantes de grãos UGA nesta quarta-feira, embora estime níveis recordes para os estoques de grãos devido a exportações mais baixas.

Autoridades e analistas ucranianos dizem que as hostilidades em muitas regiões do país podem impossibilitar a colheita. O sindicato não especificou oficialmente uma razão para a queda.

A UGA disse que a produção de milho deste ano também pode cair para 26,1 milhões de toneladas, de 37,6 milhões de toneladas em 2021, enquanto a produção de cevada pode recuar para 6,6 milhões de toneladas, de 10,1 milhões de toneladas.

O sindicato espera que a Ucrânia possa exportar 10 milhões de toneladas de trigo e 15 milhões de toneladas de milho, embora a capacidade atual de exportação não possa exceder 18 milhões de toneladas para toda a temporada.

“Ao mesmo tempo, as exportações da Ucrânia na nova temporada podem chegar a 30 milhões de toneladas, desde que a capacidade de tráfego nas fronteiras da Ucrânia seja dobrada”, disse a UGA em comunicado.

O sindicato disse que os estoques de grãos podem atingir um recorde de 25 milhões de toneladas devido à forte queda nas exportações, e podem subir para 43 milhões de toneladas no pior cenário no final da próxima temporada.

(Por Pavel Polityuk)