Primeiros exemplares das obras de Shakespeare serão leiloados

4 de abril de 2016

Reprodução

Uma das mais famosas casas de leilão do mundo, a londrina Christie’s, busca arrebatar corações não só daqueles que tem um dinheirinho extra no bolso, mas os que são apaixonados pelas histórias de Shakespeare. Na comemoração dos 400 anos do falecimento do autor, a Christie’s busca honrar este aniversário com um marco de venda dos quatro primeiros folios – livro em que as folhas impressas são dobradas ao meio apenas uma vez, criando duas folhas de dupla face, ou quatro páginas – as primeiras edições das obras completas do autor. O leilão será no dia 15 de maio, em Londres.

LEIA MAIS: Exemplar pessoal de Hitler de “Mein Kampf” é leiloado nos EUA

Há muitas histórias nestes quatro exemplares. Há uma cópia do First Folio – a primeira coleção publicada das peças de William Shakespeare -, publicado em 1623, assim como a primeira edição da coletânea de peças do Shakespeare. São 36 peças, das quais 18 não haviam nem mesmo sido impressas – e definem o autor. A reunião de todos estes valiosos objetos aconteceu para uma exposição em Nova York, que acontecerá no dia 8 de abril e, em seguida, nos dias 20 a 28 de abril, em Londres. O 400º aniversário de Shakespeare cai no dia 23 de abril.

Reprodução

O First Folio inclui Macbeth, A Tempestade, Os Dois Cavalheiros de Verona, Medida por Medida, A Comédia dos Erros, As You Like It, A Megera Domada, Tudo Está Bem Quando Termina Bem, Twelfth Night, Um Conto do Destino, King John, Henry VI parte I, Henry VIII, Coriolanus, Timon de Atenas, Júlio César, Antônio e Cleópatra e Cymbeline. A expectativa é arrecadar US$ 1,85 milhão com as obras.