Fotografias feitas por drones revelam o racismo na arquitetura sul-africana

18 de julho de 2016

Philippi, norte da Cidade do Cabo

Quando o fotógrafo Johnny Miller se mudou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para estudar antropologia, ele decidiu usar seu drone para tirar fotos da cidade e mantê-las como lembrança.

Porém, ao ver as fotos, teve uma surpresa: os bairros com a maior concentração de brancos eram constituídos de grandes comunidades com muita segurança, enquanto os bairros com a maior concentração de negros eram visivelmente superpopulosos e mais pobres.

LEIA MAIS: Saiba quais aplicativos salvam a vida dos refugiados na Europa

“Uma lâmpada se acendeu”, diz o fotógrafo em entrevista ao site da CNN. Miller decidiu lançar um projeto chamado “Cenas Desiguais”, a fim de oferecer uma nova perspectiva sob a segregação racial no país. “Se você mostrar essas fotos a uma criança, ela vai saber em que lado quer morar.”

O Fator Facebook

Quando Miller postou essas imagens no Facebook, a reação inicial foi “bem negativa”. Vários apontaram que o problema da desigualdade não era exclusivo da África do Sul. Ele insiste que é. “A África do Sul tem uma história única, bem diferente de outros lugares”, afirma.

“Durante o Apartheid, a segregação de espaços urbanos era lei”, diz. “22 anos após a queda do Apartheid, várias dessas barreiras ainda existem. Em Masiphumelele, há 38.000 pessoas espremidas em uma área só, e no terreno do lado, você tem apenas um décimo disso.”

LEIA MAIS: Rolls-Royce projeta novo navio sem tripulação

As primeiras fotos aéreas postadas no Facebook receberam 60.000 visualizações – um número surpreendente considerando o escasso número de curtidas recebidos da última vez. Pouco tempo depois, “Cenas Desiguais” foi criado.

Esperança para o futuro?

Miller diz que seu projeto foi o estopim para uma conversa positiva. Vários planejadores urbanos viram essas fotos e entraram em contato com ele. Miller afirma que suas fotos – sem nenhuma pessoa à vista – mostram um ponto de vista bem objetivo, difícil de discordar.

“Várias pessoas me disseram que não haviam percebido o quão pouco a Cidade do Cabo mudou de 1994 para cá”, acrescenta Miller.

Confira abaixo as fotografias feitas pelo artista:

Hout Bay, Cidade do Cabo, África do Sul.
Sun Valley, Cidade do Cabo, África do Sul.
Strand, Cidade do Cabo, África do Sul.
Guguletu, Cidade do Cabo, África do Sul.
Strand, Cidade do Cabo, África do Sul.
Philippi, Cidade do Cabo, África do Sul.
Philippi, Cidade do Cabo, África do Sul.