Atriz iraniana não vai ao Oscar em protesto contra plano de Trump de proibir imigrantes

27 de janeiro de 2017
Taraneh Alidoosti

“A proibição de visto de Trump para os iranianos é racista, se isso vai incluir um evento cultural ou não, eu não vou ao #AcademyAwards 2017 em protesto”, disse Taraneh no Twitter (Getty Images)

A estrela do filme iraniano “O Apartamento”, indicado ao Oscar, disse ontem (26) que não participará da cerimônia de premiação no próximo mês devido à proposta do presidente norte-americano, Donald Trump, de proibir imigrantes de nações muçulmanas.

Taraneh Alidoosti, de 33 anos, atriz de Teerã, disse que a decisão de Trump é racista. “A proibição de visto de Trump para os iranianos é racista, se isso vai incluir um evento cultural ou não, eu não vou ao #AcademyAwards 2017 em protesto”, disse Taraneh no Twitter.

VEJA TAMBÉM: De onde vem a misteriosa riqueza de Donald Trump

Um decreto que deverá ser assinado por Trump nos próximos dias bloqueará a entrada nos Estados Unidos de refugiados sírios e suspenderá a entrada de quaisquer imigrantes de países com maioria muçulmana, como Síria, Sudão, Somália, Iraque, Irã, Líbia e Iêmen.

Em “O Apartamento”, Taraneh interpreta uma iraniana cuja vida se torna tensa ao participar de uma produção do clássico norte-americano “Death of a Salesman”.

RANKING GERAL: 70 maiores bilionários do mundo em 2016

O filme, do diretor iraniano Asghar Farhadi, foi indicado na última terça-feira (24) ao Oscar de língua estrangeira e ganhou prêmios em festivais de Cannes, Chicago e Munique.

(Reportagem de Jill Serjeant em Nova York)