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Gerenciar situações que afetam a imagem da empresa e retomar o controle pode ser difícil, independentemente de você usar conteúdo para reverter o caso ou de ter um time de relações públicas especializado em gerenciamento de crise, as chances de você precisar de ajuda extra para acalmar a tempestade interna são grandes.
Resista ao impulso do hiperfoco
Apesar de uma concentração intensa ser essencial para solucionar problemas diários, o pensamento focado também pode levar a algo chamado de estreitamento perceptual. Por exemplo: quanto mais tempo você pensa sobre um problema, mais limitada será a habilidade de acessar o método de pensamento necessário para solucioná-lo. É o tal rendimento decrescente.
O pensamento difuso é uma boa meta. Esse é um estado criativo que acontece frequentemente quando você quebra a rotina. E acontece naturalmente durante uma caminhada ou no sono. Se você já teve um momento de revelação genial durante um treino, seu cérebro provavelmente estava trabalhando no modo difuso. Manter a mente aberta faz com que você manterá as opções abertas também.
Quem poderia focar em uma conversa com um amigo, um jantar ou filme quando o mundo está acabando? É normal uma crise nos consumir ou levar ao isolamento, pois não queremos que as outras pessoas vejam o nosso pior.
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Mas ficar trancado em casa, fazer listas e andar agitado em círculos não ajuda. É importante viver o máximo possível. E mais: a vigilância constante requer um fluxo de adrenalina contínuo, o que deixa qualquer pessoa exausta. Você só terá energia para lidar com esses desafios quando se permitir um tempo de inatividade.
Por que a reação de “lutar ou fugir” não funciona em uma crise
Todos enfrentam crises. Nesses casos, nosso instinto tende a acionar o modo “lutar ou fugir”. Entretanto, para desafios modernos, essa resposta não funciona, pois a crise pode durar por algum tempo. Estamos tratando de tópicos como litígios sem fim, longos processos de divórcio ou escândalos persistentes.
“Abandonar hábitos, rotinas e relacionamentos essenciais para focar na crise é um ato quase que imediato”, diz Cat Castellanos, fundadora da Sidestep Strategies, que se considera a primeira companhia de gerenciamento de crise em Los Angeles. E continua: “Costumamos dizer a nós mesmos que a vida vai seguir quando as ‘coisas melhorarem’. Se soubéssemos a data de término do caos, a situação não seria chamada de crise. Você nunca sobreviverá à tempestade exterior se não souber gerenciar tempestade interna”.