Conheça uma mãe que foi adotar e montou um negócio global de empoderamento

10 de agosto de 2018
Como uma adoção estimulou um negócio global de capacitação feminina - Foto reprodução FORBES

O negócio global de US$ 17 milhões contribui para a erradicação da pobreza no mundo.

Jessica Honegger precisava arrecadar dinheiro para adotar seu filho de Ruanda. Ela e o marido, Joe, moravam no Texas, já pais de dois filhos, mas a paixão de ambos pelo trabalho humanitário os levou para o exterior, onde visitaram organizações sem fins lucrativos e aprenderam sobre soluções sustentáveis ​​para amenizar a pobreza.

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Em uma das idas ao exterior, Jessica segurou em seus braços uma criança órfã por consequência do surto de HIV na região. Era a primeira viagem após se tornar mãe, e foi quando ela e Joe decidiram fazer uma adoção internacional.

Depois de visitar amigos norte-americanos residentes em Uganda, os Honeggers foram apresentados ao casal Jalia e Daniel Matovu, que fazia produtos artesanais, como bolsas, cachecóis e joias. A venda desses itens era a fonte de renda do casal, que não dispunha de um mercado estável.

Foi então que Jessica pensou em uma solução para os dois problemas. Ela teria um fundraiser para apoiar a adoção de seu filho e ao mesmo tempo geraria receita para Jalia e Daniel. O que ela não sabia na época é que as pessoas se apaixonariam pelas mercadorias e a impulsionariam a lançar um negócio global.

Em seu livro “Imperfect Courage” (Coragem Imperfeita, em tradução livre), Jessica conta sua trajetória como uma improvável empreendedora e como criou a empresa e a transformou na marca de moda de comércio socialmente engajado de maior sucesso do mundo.

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Em essência, para a grife Noonday o estilo pode mudar o mundo. A empresa diz acreditar que investir no empoderamento econômico feminino afeta toda a comunidade. Por essa razão, a marca tem parceria com a Artisan Businesses para criar oportunidades para mulheres vulneráveis, capacitando-as para obter uma renda sustentável e se tornarem líderes na região onde residem.

No site da Noonday, há uma seção sobre impactos positivos, que desmembra os números: 31 parceiros globais da Artisan Business; 4.500 Women Artisans (mulheres artesãs) empregadas, com mais de 20.000 familiares atingidos indiretamente e de forma positiva. E, embora o alcance global seja dividido pelos países onde os artesãos residem, há quase 2.000 embaixadores que vendem os produtos da grife nos EUA.

Jessica criou com sucesso uma irmandade global de mulheres que trabalham juntas para capacitar economicamente umas às outras. O modelo de negócios permitiu que a empresa crescesse rapidamente, ganhasse visibilidade e virasse uma das empresas de crescimento mais rápido dos EUA em 2015.

Veja na galeria de fotos abaixo, 4 das lições mais difíceis ensinadas no livro da empresária e filantropa norte-americana “Imperfect Courage”: