5 melhores livros para empreendedoras

29 de abril de 2019

Leitura de obras específicas complementa a experiência nos negócios

Resumo:

  • Mulheres que administram empresas ou estão interessadas em fazê-lo precisam complementar sua leitura com obras específicas;
  • Dana Kanze, doutoranda na Columbia Business School, conta que os investidores perguntam às mulheres sobre riscos para seus negócios, enquanto aos homens, sobre oportunidades;
  • Empreendedoras precisam ser mais resilientes, além de ter de lidar com mais rejeição do que seus colegas do sexo masculino.

Há muitos livros brilhantes sobre empreendedorismo, que me ajudaram a iniciar minha jornada em startups. No entanto, há algumas diferenças quando você é uma fundadora, razão pela qual mulheres que administram empresas ou estão interessadas em fazê-lo precisam complementar sua leitura com obras específicas.

LEIA MAIS: Forbes lança série sobre mulheres empreendedoras

Mulheres normalmente recebem uma quantia desproporcionalmente pequena de financiamento: 2% do dinheiro de capital de risco investido em 2019 foram para fundadoras nos Estados Unidos. O valor equivalente, no Reino Unido, é de apenas 1%. Em uma recente palestra no TED, Dana Kanze, doutoranda na Columbia Business School, contou que os investidores perguntam às mulheres sobre riscos para seus negócios, enquanto aos homens, sobre oportunidades.

Embora nem todas as empresas precisem de financiamento para crescer, todo empreendedor deve convencer os outros do potencial de seus negócios, e o condicionamento social e o preconceito inconsciente tornam isso mais difícil. Empreendedoras precisam ser mais resilientes, além de ter de lidar com mais rejeição do que seus colegas do sexo masculino. Ainda que isso faça com que a jornada seja mais difícil, muitas mulheres superaram obstáculos para construir grandes negócios. Ter tempo para aprender conselhos práticos específicos de outras fundadoras e encontrar inspiração no seu sucesso é energizante e útil.

A maioria dos problemas que fundadores experienciam já foram resolvidos por alguém antes. Isso torna a jornada de empreendedorismo bem mais fácil e menos solitária, já que há conselhos daqueles que passaram pelas mesmas questões. Se o caminho para as empreendedoras é, sem dúvida, mais difícil, há livros que mostram que nada é impossível.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 5 melhores livros para empreendedoras:

 


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube