- A startup Stripe foi criada em 2010 pelos irmãos John e Patrick Collison após eles terem tido problemas com plataformas de pagamento;
- A valoração da empresa aumentou depois de um financiamento de US$ 250 milhões nesta semana;
- O serviço da fintech atraiu desenvolvedores e superou empresas renomadas no setor, como o PayPal e a Authorize.
Nesta semana, a fintech de pagamentos Stripe levantou US$ 250 milhões, aumentando sua avaliação para cerca de US$ 35 bilhões. O número é 50% maior desde a rodada de financiamento anterior, no começo do ano.
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Em 2010, dois empresários irlandeses de vinte e poucos anos, os irmãos John e Patrick Collison lançaram a Stripe. O principal motivo foram as frustrações com os sistemas de pagamento online.
John e Patrick se juntaram à aceleradora Y Combinator para incubar o negócio e, então, receberam US$ 2 milhões em financiamento de Peter Thiel, Sequoia Capital e Andreessen Horowitz, em 2011.
“A Stripe criou originalmente uma abordagem incrivelmente simples e inovadora para pagamentos online”, diz Eytan Bensoussan, cofundador e CEO da NorthOne. “Algumas linhas de código, e os desenvolvedores podiam integrar o processamento de pagamentos em um site ou aplicativo. Diferente de outros serviços financeiros, cujas integrações podiam levar meses ou anos. Isso ajudou a empresa, com enorme credibilidade e lealdade dos usuários. A partir desse ponto, a fintech construiu um valor exponencial, não apenas protegendo sua oferta principal, mas também expandindo metodicamente em novas áreas com o mesmo nível de simplicidade. A chave foi que cada nova área, seja gerenciamento de assinaturas, faturamento ou empréstimo, foi adjacente ao seu principal produto, o que criou mais pontos de entrada para novos clientes e mais oportunidades de venda cruzada para as existentes”.
“A Stripe deu certo porque não vendia para empresas”, conta Dmytro Okunyev, fundador da Chanty. “Ele foi vendido para desenvolvedores. Ou seja, a empresa ofereceu uma alternativa muito mais fácil de implementar ao PayPal e ao Authorize, levando os desenvolvedores a adotar a novidade.”
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Então, sim, a Stripe criou uma comunidade próspera de desenvolvedores, com diversos sucessos. “A coisa mais inteligente que a Stripe fez, além de direcionar o espaço da tecnologia de pagamento, foi se tornar um produto para desenvolvedores”, disse Sayid Shabeer, que é o diretor de produtos da HighRadius. “Eles usaram o mecanismo de crescimento boca a boca dos desenvolvedores para criar uma comunidade que era auto-sustentável”.
De certa forma, a Stripe executou quase que perfeitamente uma estratégia disruptiva agressiva. “O setor de pagamentos estava pronto para uma ruptura quando a empresa entrou em cena”, disse David Blumberg, fundador da Blumberg Capital. “A fintech mostrou desde o início seus benefícios e diferenciais na categoria, falando sobre sua facilidade de uso, uma grande preocupação para muitas pequenas empresas em vários setores”.
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