CEO da Rimowa, Alexandre Arnault fala sobre campanha de viagens da marca
Rana Good
27 de abril de 2020
ReproduçãoForbes
Em sua nova campanha, “New Horizons”, a empresa de malas RIMOWA compartilha diários de viagens de fotógrafos de todo o mundo
Enquanto as viagens permanecem paradas no mundo inteiro, muitos de nós estão aproveitando o tempo para pensar em nossas aventuras passadas ou imaginando futuras. Em sua nova campanha, “New Horizons”, a empresa de malas RIMOWA explora esses sentimentos de reflexão e antecipação, compartilhando lindos diários de viagens de fotógrafos de todo o mundo. Enquanto as pessoas permanecem em segurança em ambientes fechados, as fotos visualmente cativantes podem ajudar a transportá-las para além das paredes de suas casas.
Conversei com o CEO da Rimowa, Alexandre Arnault, sobre como se manter inspirado durante esse período parado e como uma marca de bagagem se adapta quando viagens são proibidas. Os fotógrafos por trás da campanha “New Horizons” também compartilharam histórias íntimas sobre como as fotos foram tiradas.
Alexandre Arnault: Ficar parado contraria nossa tendência. Como empresa, mas também como uma equipe de indivíduos curiosos e motivados, somos obrigados a mudar. E sabemos que aqueles que viajam com a Rimowa são iguais. Então, em um momento que exige paciência, achamos apropriado olhar para trás como uma maneira de olhar para frente. A New Horizons explora essa estranha mistura de inquietação e reflexividade que todos estamos sentindo agora. Viajar é um empreendimento ativo, mas, a longo prazo, é sobre como internalizamos essas jornadas e as entendemos. Agora, enquanto ainda estamos isolados, a “New Horizons” compartilha reflexões de uma série de talentos que capturavam momentos de calma, momentos durante uma viagem em que havia espaço para pensar. Isso nos dá um gostinho a mais pelos passeios, um sentimento de tranquilidade que podemos reconhecer agora em casa e a inspiração para onde ir quando pudermos nos mover mais uma vez.
F: Como você selecionou os fotógrafos para trabalhar?
AA: Aconteceu organicamente. Temos a sorte de ter muitos talentos criativos em todo o mundo que confiam na marca para suas viagens, o que nos deu ótimas opções. Começamos recorrendo à nossa rede, mas isso mudou rapidamente para amigos de amigos e novas recomendações das mídias sociais. Recebemos algumas dicas maravilhosas apenas por meio de tags e DMs, e é incrível ver o ponto de vista da nossa comunidade. Nossa única regra real é que ela compartilhe um ponto de vista único e singular. Queremos ver viagens mais tranquilas fora dos roteiros mais conhecidos –barcos, trens, estradas rurais, explorações mais profundas das imediações de um fotógrafo. Seja um velho amigo ou uma nova descoberta, sempre começamos com uma conversa para ver se eles podem compartilhar uma perspectiva alternativa e reflexiva de suas viagens.
F: Por que você acha que sua recente postagem de “espera” no Instagram, com um design de cadeira de alumínio Rimova, ressoou tão bem com as pessoas?
AA: Pessoas e indústrias ao redor do mundo foram profundamente afetadas por essa interrupção no movimento. Mas, como uma empresa enraizada nas viagens, éramos especialmente sensíveis ao aspecto muito particular da mobilidade limitada que todos vivenciamos. Isso nos deu um foco adicional, e pensamos até em uma responsabilidade, de falar sobre isso de maneira sincera. Essa reflexão autêntica combinada com mensagens nítidas e imagens inesperadas, como a cadeira Rimowa projetada por Naoto Fukasawa para Vitra, ressoou com a nossa base de fãs. É não convencional e atraente, mas também a opção perfeita para representar uma comunidade de movimento agora em repouso.
F: Como o conceito da “New Horizons” é refletir sobre os lugares em que estivemos ou desejamos visitar, o que você acha necessário para tornar uma viagem memorável?
AA: Essa é uma pergunta que todos precisam fazer para si mesmos. É precisamente o que torna as viagens tão universalmente relevantes. É uma investigação pessoal. Podem ser as pessoas com quem você viaja ou novas experiências. Às vezes, está descobrindo um lugar distante e totalmente novo, enquanto para outros está redescobrindo um lugar significativo e familiar. Viagens memoráveis também se estendem além das margens da própria jornada física. A antecipação e o ritual da preparação ou o choque inicial do retorno fazem parte disso.
F: Qual é a visão única da Rimowa sobre viagens?
AA: Para nós, viajar não é o local; é o que você aprende sobre si mesmo que vale a pena guardar nas lembranças. E isso é determinado pela sua mentalidade e se você escolhe encontrar um objetivo de como e por que é tão especial se mover de um lugar para outro. Essas jornadas de propósito exigem companheiros resilientes e confiáveis. Na Rimowa, tentamos tornar produtos tão duráveis e resistentes quanto as pessoas que dependem deles. Como uma ferramenta projetada para acompanhá-lo em uma vida inteira de viagens, esse ethos está no centro de todos os produtos que a marca projeta e fabrica.
F: Como o período atual de permanência em casa e a distância social reforçam ou remodelam nossa percepção de viagem?
AA: Desta vez, todos nós percebemos o quão integral é a viagem para nossas vidas. Isso aumentou nossa consciência, nos fez perceber o quanto dependemos de permanecer ativos e em movimento. Mobilidade é para negócios, sim, mas também para crescimento pessoal, é para estar com as pessoas de quem gostamos. Esse período de permanência em casa e do distanciamento social nos obrigou a considerar o papel integral das viagens em nossas identidades e em nossas economias. No momento, estamos conhecendo as distâncias menores mais intimamente, mas é a mesma curiosidade e a necessidade de se mover que nos move, mesmo que a escala tenha mudado temporariamente.
F: Durante esse período de “ficar parado” e refletir, quais são alguns dos marcos dos quais você mais se orgulha desde que assumiu o comando da Rimowa?
AA: Como uma marca atemporal e reconhecida, esforçamo-nos ao máximo para manter o ethos pioneiro, enquanto procuramos expandir a base de sua história de 122 anos. Desde o início, vimos muitas oportunidades ainda não exploradas que estávamos instintivamente interessados em pesquisar. A economia à nossa volta está mudando rapidamente de uma baseada fortemente em bens para uma que coloca cada vez mais peso nas experiências. E além da participação de mercado, a Rimowa teve a oportunidade de fazer parte dessa maior conversa cultural como marca de patrimônio, como líder de mercado e, finalmente, como criadora de tendências.
Conheça na galeria abaixo as mentes criativas por trás da campanha “New Horizons”: