Bulgari lança coleção Barocko com peças únicas

12 de julho de 2020
Reprodução Forbes

Colar Lady Arabesque ostenta paletas de rosa, roxo e violeta em contraste ao verde e dourado

É habitual na Casa da Bulgari o lançamento de espetaculares joias – a maioria delas únicas – em um grande evento que celebra as ricas raízes romanas da marca e as magníficas habilidades na definição e seleção de pedras. Este ano, a Bulgari lançou sua coleção de alta joalheria batizada de Barocko. Naturalmente, devido à Covid-19, a marca não pôde realizar um de seus típicos eventos, optando por uma estreia digital – via um aplicativo exclusivo.

As peças únicas que compõem Barocko são inspiradas na herança artística barroca de Roma e levam a arte da alta joalheria a novos níveis. Cenários sofisticados, pedras magníficas e designs criativos fazem desta uma das coleções mais impressionantes de todos os tempos.

VEJA TAMBÉM: Red carpet: as joias mais incríveis do Oscar 2020

Além disso, a amplitude e o escopo da coleção – com cápsulas menores – são surpreendentes. As peças da linha Colore são fascinantes. Eles brincam com a luz, trazendo formas sofisticadas à tona em tons vívidos e temas caprichosos, quase inimagináveis ​​- o que ressalta o imenso talento da Bulgari.

Sob o olhar atento da diretora criativa Lucia Silvestri, artesãos habilidosos nas incríveis oficinas romanas da Bulgari trabalham por horas para criar, definir e polir cada design com padrões exigentes de excelência e perfeição.

Assim como o período barroco da arquitetura e da arte, a nova coleção Barocko é ousada e, graças ao design visionário, moderna e ousada. As linhas de anéis, colares e brincos são curvas e voluptuosas ou complexas e geométricas. Os temas recorrentes incluem penas finas, formas de leque e voltas e curvas suntuosas. No lado geométrico, cortes quadrados inesperados e no estilo almofada criam peças divertidas e extravagantes que surpreendem, encantam e trazem euforia.

Além das pedras brilhantes e coloridas que a marca traz, também há os clássicos testados e comprovados – rubi, safira e esmeralda – que dão vida a novos e esplêndidos temas fascinantes com apelo contemporâneo. Para essas peças, são necessários anos dedicados a coletar todas as pedras – cada uma com tamanho, forma e cor perfeitamente adequados – para o design final.

Como se não bastasse, algumas das peças da coleção oferecem configurações “trêmulas”, nas quais as joias se movem ou oscilam com a movimentação do dono. Essa característica, muito difícil de conseguir, requer um trabalho perfeito do metal, de modo que as combinações personalizadas permitam o movimento. Outras peças da coleção são transformáveis, ou seja, podem ser destacadas e usadas de maneiras diferentes, como um pingente que pode ser removido de um colar para formar uma gargantilha. Mesmo em tão alto nível de especialização, a versatilidade conta.

A coleção é dividida em subconjuntos que incluem a linha Meraviglia (Maravilha), onde rubis, safiras, esmeraldas e diamantes ocupam o centro do palco em peças projetadas para refletir cortinas, rendas e arabescos sedutores. Tem até um colar chamado Wing of Rome, com várias formas de diamante de lapidação extravagante em camadas de platina que recordam o palácio papal Castel Sant’Angelo, em frente ao qual uma estátua de bronze do Arcanjo Miguel olha sobre a cidade.

E AINDA: Conheça o novo espaço da coleção de joias mais importante do mundo

Outra série maravilhosa é a Luce (Luz), que inclui peças especiais que usam pedras em seu estilo de ajuste ideal para deixar o mais brilhante possível. Entre as peças-chave desta série está o Serpenti Spell – uma pulseira de diamante com cabeça de serpente que levou 500 horas para ser concluída, e o anel Raggio di Luce que apresenta um diamante amarelo em forma de pipa como pedra central – cercado por extraordinários diamantes brancos e amarelos.

A coleção Colore (Cor) é a favorita pela profundidade dramática de cores alcançada em cada uma das peças. Os destaques incluem o colar Cabochon Exuberance, inspirado no complexo Romes Horti Farnesiani, no Monte Palatino. É como uma turnê ao redor do mundo, porque foi concebido com pedras de diferentes localidades.

Outro destaque é o Lady Arabesque, que talvez seja a mais barroca de todas as peças. Também tem paleta de cores diversificada, com tons de rosa, roxo e violeta contrastando com verde e dourado.

Uma das peças mais sofisticadas – que exigiu 1.500 horas para ser concluída – é o colar Rosso Caravaggio, que possui um único rubi de Moçambique em corte de almofada de 10 quilates como pedra central. É inspirado no estilo artístico de Caravaggio.

A lista continua, mas basta dizer que esta é uma das mais extensas e exclusivas coleções de joias. Cada peça – e há mais de 50 – é mais dramática e desejável que a seguinte. Infelizmente, a Bulgari não está divulgando preços, exceto aos compradores finais qualificados.

Também é intrigante a maneira como a Bulgari apresentou as peças mais notáveis: criando seu próprio aplicativo, que mostra as jóias em uma experiência imersiva. A ferramenta é para os clientes selecionados da marca e oferece imagens em 360 graus no recurso “try on”.

Veja, na galeria de imagens a seguir, detalhes da coleção Barocko da Bulgari:

Colar Lady Arabesque Parte da coleção Barocko Colore da Bulgari é o Lady Arabesque decorado com safiras, turmalinas, esmeraldas e diamantes. Tudo em ouro rosa de 18 quilates.
Colar Chiaroscuro Chamado de Chiaroscuro, este colar Bulgari Barocko da linha Colore em ouro branco é cravejado de rubelita, turmalina, ametista, citrino, quartzo, água-marinha, tanzanita e diamantes em pavé.more
Colar Lady Rubellite Na nova coleção de obras de arte de alta joalheria Bulgari Barocko está o Lady Rubellite em ouro rosa com pérolas, rubelitas, ametistas e diamantes.
Anel Raggio de Luce Chamado Raggio di Luce, o anel Bulgari Barocko High Jewelry em platina é cravejado de diamantes em diferentes lapidações.
Colar Wings of Rome Chamado Wing of Rome em referência à estátua do Arcanjo Miguel, este magnífico colar Bulgari Barocko em platina é cravejado de diamantes e variados cortes.
Colar Rocking Emerald O Rocking Emerald justapõe formas geométricas para uma surpreendente peça contemporânea de jóia de alta qualidade. Trabalhada em ouro branco, é composta por elementos de zirconita, diamantes e esmeraldas.more

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.