5 maneiras de as mulheres se ajudarem a ter sucesso no trabalho

27 de agosto de 2015

Istock

O caminho até o sucesso pode ser bem longo – principalmente para as mulheres. Apenas 4,6% dos cargos de CEO nas 500 empresas da lista S&P da Dow Jones são ocupados por mulheres, de acordo com dados do grupo de advocacia Catalyst. Isso não acontece porque as empresas têm poucas opções de mulheres em seu quadro de funcionários: elas são 45% da força de trabalho dessas companhias. No entanto, essa porcentagem cai a cada degrau escaladona hierarquia, o que significa que o número de mulheres candidatas a cargos importantes, como gerentes ou integrantes do conselho, tende a ser bem pequeno.

RANKING: Mulheres mais ricas dos EUA que fizeram a própria fortuna

Além de ser segregativo, essa diferença é ruim para os negócios. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, revelou que uma divisão igualitária de cargos entre os gêneros aumenta a receita da empresa em 41%. Já uma pesquisa da Catalyst mostrou que companhias com mais mulheres em seus conselhos têmmelhores desempenhos em vendas, títulos e investimentos de capital.

No Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado ontem (26/08), uma pergunta ficou no ar: como as mulheres podem se ajudar mutuamente a chegar ao topo em suas empresas? Robin Ely, professora da Harvard Business School, explica que novas pesquisas mostram que mulheres nos altos cargosquerem ajudar outras a subirem também – diferentemente do que prega a sabedoria popular, que acredita que elas competem entre si.

MAIS: 12 melhores cidades do mundo para mulheres empreendedoras

“Mulheres bem-sucedidas estão comprometidas a impulsionar o avanço de outras mulheres, mas elas não sabem necessariamente como fazer isso”, contou Ely para o site Mashable.

Veja na galeria de fotos cinco dicas de como as mulheres podem ajudar umas as outras a chegar ao sucesso:

Istock
Istock
Istock
Istock
Istock