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A Faraday Future ainda está há alguns anos de colocar seu primeiro veículo em produção, mas não teme provocar altas expectativas no mercado. “Tesla e Elon Musk criaram algo pelo que todos nós devemos aplaudi-los”, disse Nick Sampson, vice-presidente sênior da startup e ex-engenheiro da companhia de Musk, no evento de lançamento. “Mas a Tesla foi fundada em 2003. Cinco anos depois, eles produziram o Roadster, em edição limitada, baseado na plataforma Lotus. Sete anos após ter sido fundada, eles começaram a trabalhar em sua primeira fábrica de produção em série e tinham 600 funcionários. E, depois de nove anos, eles entregaram seu primeiro veículo em produção de massa para o mercado. A Tesla Motor se moveu em velocidade relâmpago em comparação ao resto da indústria automotiva.”
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O que torna a empresa tão rápida? Sampson explica que isso se deve parcialmente aos recursos utilizados para criar a engenharia dos carros, que eles chamam de “Variable Platform Architecture”, ou VPA. Tudo é desenhado em uma “corda”, que permite que a empresa adicione ou remova baterias com base no layout do motor, powertrain, rodas ou qualquer outra parte interna. Os detalhes da tecnologia ainda não são totalmente claros, mas a empresa garante que ela permite um desenvolvimento muito mais rápido do que até mesmo a Tesla conseguiu. “Com o VPA, nós podemos diminuir nosso tempo drasticamente e reduzir os custos”, disse Sampson.
Mas a Faraday não faz apenas coisas complexas como o VPA. Eles também receberam muito dinheiro da China. O bilionário chinês Jia Yueting, fundador e CEO da empresa de tecnologia LeTV, está por trás de uma fábrica de US$ 1 biihão em Nevada para construir veículos da startup. No evento da noite de segunda-feira, a Faraday falou um pouco mais sobre seu relacionamento com a LeTV, às vezes referida como o “Netflix da China”, mas que tem criado outros produtos como smartphones. “Ainda que a Faraday e a LeTV sejam duas empresas separadas, nós estamos trabalhando juntos em vários elementos do desenvolvimento de veículos”, diz Sampson.