A Serra da Mantiqueira será palco da união de dois clássicos paulistas a partir desta quinta (25). Esta é a data que o emblemático hotel Toriba, em Campos do Jordão, abrirá as portas do restaurante japonês Torii Bah, que promete ser a segunda encarnação do Shintori – por muitos anos considerado um ícone da gastronomia japonesa na capital.
Fechado em 2016 depois de quatro décadas em operação, os órfãos do restaurante poderão matar a saudade do clássico no projeto pop-up do hotel, feito ao lado da restaurateur Nancy Saeki, proprietária do saudoso Shintori (anteriormente conhecido como Suntory).
Leia também:
- 7 hospedagens de luxo para curtir a serra em São Paulo
- Como o clã Troisgros trouxe seu sucesso da França para o Brasil
- Museu em Campos do Jordão contará história do Brasil com 500 carros clássicos
Primeiro restaurante pop-up sazonal do Toriba, que completa 80 anos em 2023, a novidade se junta às outras sete ofertas do hotel. De acordo com Aref Farkouh, sócio-diretor do estabelecimento, a decisão se deve à demanda dos hóspedes por ainda mais opções durante a estada. “A gastronomia faz parte do nosso DNA. Decidi começar pela culinária japonesa devido a excelente aceitação de nosso público, e a falta de boas opções em Campos”, explica. “Por sua leveza, faz um contraponto à culinária suíça do nosso Toribinha Bar & Fondue, e às carnes do Bonanza Grill.”
Aberto pelos próximos três meses – na alta temporada de inverno, com possibilidade de prorrogação -, as criações do Torii Bah ficarão nas mãos da chef Bel Lima, que já fazia banquetes japoneses em festas especiais no Toriba. Por lá, o destaque é o menu degustação com sete a oito etapas, a R$ 380 por pessoa. Apenas 30 lugares estarão disponíveis, em seis mesas.
A escolha por Nancy, segundo Farkouh, foi óbvia. “Como conhecedor das dificuldades inerentes a essa culinária, resolvi trazer alguém com experiência comprovada, bom gosto, conhecimento dos fornecedores e exigente na qualidade. Como fui cliente do tradicional Suntory, e depois Shintori, minha primeira opção foi ela”, diz. Para a restaurateur, que há sete anos presta serviços como consultora, seu principal objetivo é criar um mix que agrade o cliente e o faça retornar. “O Toriba é um hotel de luxo, encantador e tradicional. O desafio é criar uma experiência japonesa que esteja à altura – e eu adoro um desafio!”.
Dando o pontapé inicial no projeto de restaurantes sazonais, a ideia do Toriba é promover a rotatividade de diferentes tipos de especialidades e trazer outros tipos de culinária nos próximos anos, como a árabe, chinesa, grega, mexicana, escandinava e peruana.
Veja alguns dos pratos que serão servidos no Torii Bah:
-
Divulgacão/Agência Duna Régua de niguiris
-
Divulgacão/Agência Duna Tempurá de peixinho da horta com tartar
-
Divulgacão/Agência Duna Usuzukuri
-
Divulgacão/Agência Duna Temaki
-
Anúncio publicitário -
Divulgacão/Agência Duna Dobin Mushi
Régua de niguiris