ForbesCast aborda o papel da economia circular na ressignificação dos negócios

12 de novembro de 2021

Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Triciclo Soluções Sustentáveis, José Vicente, editor da Forbes Brasil e Guilherme Brammer, CEO da Boomera (Crédito: Reprodução)

A Forbes Brasil e a Ambipar lançam, nesta sexta-feira, 12, o segundo episódio do ForbesCast, série especial em vídeo e podcast que trata do impacto do ESG nos negócios. Disponível nas plataformas Spotify, Amazon Music, Deezer e Apple Podcast, o programa convida especialistas para analisar a evolução nas discussões sobre gestão sustentável, bem como a formação de lideranças voltadas a esse tema.

Nele, Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Triciclo Soluções Sustentáveis e Guilherme Brammer, CEO da Boomera, comentam o papel da economia circular na ressignificação dos negócios. “A base da economia circular é copiar a natureza, na natureza não se gera resíduos. Por exemplo, o que pode ser resíduo de um ecossistema se transforma em alimento para outro. E a indústria criou o conceito da linearidade, que é extrair recursos não renováveis, fazer produtos cada vez melhores e torcer para que esse produto acabe logo para criar outros. E é essa lógica que está gerando essa crise ambiental da qual tanto falamos”, explica Guilherme.

LEIA TAMBÉM: Forbes Brasil e Ambipar discutem inovação e ESG em série especial

De acordo com Felipe, o conceito de sistema universal de reciclagem ajuda a ampliar o alcance, escala e as possibilidades de gestão de resíduos. “Hoje, qualquer cidadão pode depositar seu material em nossas máquinas e compramos dando em troca créditos que podem ser resgatados no transporte público, desconto na conta de energia, crédito na livraria, recarga de celular e até mesmo dinheiro em um banco digital que é parceiro da Triciclo”, diz Felipe reforçando que o sistema também tem como premissa a educação ambiental das pessoas.