Morar fora é um experiência que transforma a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. Ao contrário de uma viagem de curta duração, é uma oportunidade para conhecer realmente o destino e muitas pessoas diferentes, que podem acabar transformando-se em laços para toda a vida.
LEIA MAIS: 10 melhores universidades para MBA
Mas a mudança mais importante está no crescimento pessoal. O amadurecimento é inevitável: as pessoas que passam por vivências como essa ganham independência e autoconfiança. Ao se encontrar sozinho em um ambiente completamente novo, o aluno é obrigado a assumir todas as responsabilidades e resolver qualquer situação ao estudar fora. A experiência, é claro, também fica muito bem no currículo, e pode ajudar na busca por bons empregos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, um levantamento do site de educação superior TopUniversities com 25 razões para estudar fora:
-
iStock 1) Incrementar o currículo
É muito vantajoso poder explorar um país enquanto ganha habilidades internacionais para conseguir um bom emprego depois dos estudos.
-
iStock 2) Melhorar o idioma
A viagem é uma excelente oportunidade para aprimorar ou aprender um idioma.
-
iStock 3) Viver em um país estrangeiro é completamente diferente de passar as férias
Ao contrário de uma viagem de curta duração, você terá a oportunidade de conhecer, de verdade, o destino, adquirindo conhecimentos locais, como onde encontrar o melhor café, como fugir de lugares lotados de turistas e como aproveitar melhor a cidade.
-
iStock 4) Conhecer uma grande variedade de pessoas
Você vai conhecer um número grande de pessoas diferentes, o que fará bem às suas habilidades sociais – um aspecto muito importante para a carreira.
-
Anúncio publicitário -
iStock 5) Fazer amigos para toda a vida
Você pode até não gostar de todos que vai conhecer, mas é muito provável que mantenha laços com alguém pelo resto da vida depois de voltar. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas incríveis, e que não fariam parte da sua vida se você não estudasse fora.
-
iStock 6) Descobrir novas comidas
Você vai se surpreender com as cozinhas locais e com a quantidade de comidas diferentes que terá a oportunidade de experimentar.
-
7) Estudar e aprender de maneira diferente
Aqueles que estudam fora, muitas vezes, vivenciam uma experiência de aprendizagem completamente diferente. Isso pode ser desafiador, mas, com certeza, abre a mente para novas formas de adquirir conhecimento.
-
iStock 8) Ganhar independência
Você se tornará uma pessoa muito mais independente, pois terá muitas responsabilidades e situações para resolver sozinho. Pode ser difícil, mas é um processo muito importante para o crescimento pessoal.
-
iStock 9) Adquirir autoconfiança
Morar fora é o maior teste de autoconfiança pelo qual alguém pode passar. Quando você retornar, é provável que dependa menos dos outros e assuma mais responsabilidades.
-
iStock 10) Expandir o conhecimento sobre diferentes culturas
Um dos melhores ganhos da viagem será o conhecimento de culturas diferentes da sua, o que acabará transformando a sua visão e compreensão do mundo.
-
iStock 11) Ver sua própria cultura com outros olhos
É muito fácil aceitar a sua cultura como absoluta, mas morar em outro país pode ajudá-lo a mudar o seu ponto de vista sobre ela, permitindo que você forme sua própria opinião em vez de aceitar o que é definido de acordo com o seu lugar de origem.
-
iStock 12) Aprender mais sobre si mesmo
Entrar em um ambiente completamente novo ajuda a descobrir mais sobre a sua personalidade, desejos e talentos.
-
iStock 13) Tornar-se adulto
O amadurecimento é inevitável. Você será responsável por si mesmo, terá de comprar as suas próprias refeições e lavar roupa. Mas todo o esforço valerá a pena.
-
iStock 14) Ganhar experiência de vida
Uma das principais razões para estudar fora é adquirir experiência de vida. Você aprenderá a organizar a sua vida e a colocá-la em uma mala de viagem, a lidar com situações inesperadas e a ser independente.
-
iStock 15) Ser espontâneo e aventureiro
Quando você está a milhares de quilômetros de casa, a espontaneidade e o espírito aventureiro são seus melhores amigos. Abra a sua mente para novas experiências e a diversão será garantida.
-
iStock 16) Aprender a valorizar as pequenas coisas
Estudar fora significa, normalmente, possuir menos do que um estudante comum, e estar longe de casa pode levá-lo a sentir falta dos confortos familiares que você não valorizava. Por isso, você provavelmente começará a apreciar tudo com mais intensidade, desde a comida preparada pelos seus pais a ter mais de dois pares de sapato para usar.
-
iStock 17) Ganhar uma mentalidade global
Seja na vida profissional ou social, você estará apto a usar a sua mentalidade global para sustentar argumentos, informar crenças e conduzir seu futuro.
-
iStock 18) Desfrutar dos descontos
Muitos lugares, como museus e lojas, oferecem descontos para estudantes internacionais.
-
iStock 19) Lembrar para sempre
Mesmo que seus amigos e familiares se cansem de ouvir sobre a sua viagem, a experiência ficará na sua memória a vida toda.
-
iStock 20) Apreciar mais a sua casa e família
Qualquer memória de brigas ou discussões desaparecerá para dar lugar às lembranças do quanto a sua família é incrível. Quando você retornar, o relacionamento com os seus familiares estará muito mais forte.
-
iStock 21) Não é tão difícil quanto parece
Estudar fora está mais fácil à medida que aumenta o número de instituições e órgãos do governo que oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais. É só fazer uma boa pesquisa.
-
iStock 22) O investimento compensa
É claro que isso depende de onde você pretende estudar, mas é possível estudar em muitas instituições de prestígio na Europa, Ásia e América Latina por um bom preço.
-
iStock 23) Usar seu tempo livre para explorar
Aproveite o tempo entre as aulas e sessões de estudo para explorar a cidade, outras regiões do país e, até mesmo, países vizinhos. Não deixe de conhecer os pontos turísticos, experimentar novas comidas e visitar feiras locais.
-
iStock 24) Aumentar a possibilidade de conseguir um emprego em outro país
Muitos estudantes escolhem ficar no destino depois do curso para conseguir um emprego. Mesmo para aqueles que decidem voltar para casa, a experiência internacional será muito bem vista pelos recrutadores.
-
iStock 25) Mudar é importante
Mudanças e novas experiências são o que fazem a vida valer a pena. Portanto, não tenha medo de arriscar: estude fora.
1) Incrementar o currículo
É muito vantajoso poder explorar um país enquanto ganha habilidades internacionais para conseguir um bom emprego depois dos estudos.