Dicas de uma chef para vencer em uma área dominada por homens

11 de outubro de 2018

Sidoti gosta de como, sendo chef, ela está continuamente aprendendo

Reprodução/Forbes

Sidoti gosta de como, sendo chef, ela está continuamente aprendendo

Como chef de cozinha e chefe do desenvolvimento de receitas na líder do mercado de kit de refeições HelloFresh, Claudia Sidoti lidera uma equipe na criação de refeições simples e deliciosas que os cozinheiros domésticos podem fazer em 30 minutos ou menos e que requerem pouca limpeza. A todo minuto, ela está provando receitas e dando feedback construtivo aos desenvolvedores, adquirindo ingredientes, cozinhando suas próprias receitas e revendo a opinião do cliente.

LEIA MAIS: Como se vestir para o sucesso

Antes de se juntar a HelloFresh, Sidoti era a mais jovem chef e proprietária de restaurante da cidade de Nova York, começando aos 19 anos no Restaurante Onini. Ela também começou a “Beauty & the Feast”, uma empresa de bufê que vendia alimentos preparados para cafés. Ela ajudou Cosi e Panera Bread a expandirem suas divisões de refeições em eventos. Além disso, lançou a “Food Network Magazine” e atuou como diretora da cozinha de teste por oito anos, contribuindo com mais de 3 mil receitas.

Sidoti diz que seu propósito de vida “foi como uma atração magnética… Algo continuava me levando de volta para a cozinha”. Aqui é onde ela se sente mais confortável, grata, satisfeita e criativa. “Eu sabia no meu coração, quando tinha cerca de 17 anos, que a comida, cozinhar, e todas as coisas de culinária eram o caminho da carreira que queria estar. A inspiração veio de muitos lugares, mas sem dúvida, da minha avó e da minha mãe, já que ambas foram incríveis cozinheiras domésticas. Elas estarão sempre em meu coração e mãos.”

Partilhar seu conhecimento e experiência com colegas mais jovens, clientes e consumidores traz a Sidoti grande alegria. “Das receitas mais básicas para as mais complexas, se o que eu faço encoraja e ajuda os outros a serem bem sucedidos, cozinheiros felizes, então isso é incrível. Mesmo quando eu era chef em um restaurante, sentia o mesmo. Se eu cozinhasse algo que satisfizesse alguém e os fizesse felizes, então também me sentia incrivelmente satisfeita. É uma profissão muito gratificante para manter os outros alimentados e felizes.”

Sidoti gosta de como, sendo chef, ela está continuamente aprendendo. Ao mesmo tempo, ela acha que o equilíbrio entre a vida e o trabalho é um desafio, “já que eu amo o que faço, às vezes é difícil virar o interruptor e parar de trabalhar. Eu posso sair para jantar com um amigo ou membro da família, e de repente me encontro pensando na minha refeição, e pensando em maneiras que posso tomar alguma coisa para o trabalho. Ou eu vou cozinhar algo casualmente e me encontrar pensando em uma maneira de criar uma nova receita”. Ela acha que o que a ajuda a se lembrar de parar – e aproveitar o prazer do momento – é a comida, as pessoas, e a experiência.

VEJA TAMBÉM: Leslie Morgan: “Ser mulher é uma aventura incrível”

Para outros que procuram alinhar sua carreira com seu propósito de vida, Sidoti aconselha,”Encontre um mentor e use alguns chapéus diferentes antes de mergulhar fundo. Crie uma conexão com pessoas de com mentalidades parecidas e faça perguntas sobre como eles começaram. É uma ótima maneira de descobrir o que você pode querer tentar em seguida”.

Como uma chef bem-sucedida no mundo culinário dominado pelos homens, Sidoti oferece 3 conselhos a outras mulheres. Confira, na galeria de fotos abaixo: