O Carnaval só começa amanhã, mas a festa já teve início com blocos e cortejos em várias cidades do país.
Ainda que nesses dias de festa pelas ruas e sambódromos do país a maioria das pessoas faça uma pausa na carreira, há boas lições que podem ser tiradas da folia e empregadas profissionalmente nos outros dias do ano.
LEIA MAIS: 10 perguntas para descobrir se você está no emprego certo
Separamos, na galeria de fotos abaixo, 5 lições do Carnaval para você bombar na sua carreira:
-
Michael Heim/EyeEm/Getty Images Conversar com quem faz sua avaliação de desempenho e delimitar claramente suas metas profissionais pode ajudá-lo na hora de recusar tarefas fora do seu escopo. Os seus objetivos devem ser revisados informalmente ao longo do ano, se possível, para que você possa fazer pequenos ajustes necessários caso os planos mudem. Lembre-se que é preciso ter bons motivos para dizer “não” aos pedidos feitos pelo seu chefe. Não é de bom tom deixar de fazer algo porque é difícil ou você não gosta, especialmente quando a tarefa pode ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais.
É muito importante saber transmitir a sua mensagem. As palavras escolhidas são ainda mais críticas se você não tiver um relacionamento sólido com quem vai receber a mensagem. Provavelmente serão necessárias várias tentativas para entregar a mensagem de forma eficaz. Coloque-se no lugar do seu interlocutor e transmita a mensagem com respeito e cuidado.
Esteja aberto às mudanças que possam auxiliar em seu processo de crescimento profissional, mas recuse o que eventualmente possa sobrecarregá-lo.
-
Kleber Cordeiro/Getty Images Sua imagem em público é tão importante quanto o seu talento. Os dias de folia são, muitas vezes, regados a muita bebida, mas lembre-se que é preciso cuidar da sua imagem em eventos que contem com a participação de colegas de trabalho. O mesmo vale para as redes sociais. Não se esqueça de que uma má exposição pode causar efeitos catastróficos na sua carreira.
-
Vm/Getty Images Assim como a maior parte das pessoas acorda cedo para não perder nenhum bloquinho, coloque o despertador todos os dias no mesmo horário. Essa é uma medida que ajuda a aumentar a produtividade, melhora o sono, diminui uma possível insônia e aprimora a segurança e o desempenho no trabalho.
“A força de vontade é a chave para o sucesso. Pessoas bem-sucedidas se esforçam, não importa o que sentem, aplicando sua vontade de superar a apatia, dúvida ou o medo”, diz Dan Millman, escritor especializado em obras de auto-ajuda. Por essa razão, é importante ter força de vontade mesmo num período de feriado.
-
Getty Images Segundo um estudo da startup nova-iorquina de saúde mental Spring Health, publicado na revista científica “Lancet Psychiatry, números comprovam e indicam quais atividades físicas mais ajudam no desenvolvimento da saúde mental. Esportes e atividades recreativas, com 18,9%, estão entre as que receberam melhor classificação.
“Em geral, as pessoas que fizeram exercícios relataram ter dois dias de sensação mental ruim no mês anterior, frente a três ou quatro dias daqueles que não praticaram nenhuma atividade física. Isso se traduz em uma melhoria de 43% na saúde mental para aqueles que se exercitaram”, defende Adam Chekroud, cientista-chefe e cofundador da Spring Health e professor assistente de psiquiatria na Universidade de Yale.
-
Anúncio publicitário -
Westend61/Getty Images Um programa de alimentação correto ajuda a aguentar a folia e deve ser algo para incorporar na rotina. O educador físico Flávio Settanni afirma que é preciso, antes de tudo, um planejamento. Lembre-se também que o café da manhã é fundamental. Faça a refeição em casa antes de colocar os pés na avenida ou no escritório. Planeje, faça compras e tenha em sua casa aveia, iogurte, peito de peru e pão de centeio. Também vale uma fruta. É importante que as outras refeições não sejam esquecidas. Faça um lanche no meio da manhã, almoce, coma o lanche da tarde e jante. Essas dicas também valem para o seu dia a dia no escritório. É preciso se alimentar bem todos os dias para ter mais disposição para o trabalho.
Conversar com quem faz sua avaliação de desempenho e delimitar claramente suas metas profissionais pode ajudá-lo na hora de recusar tarefas fora do seu escopo. Os seus objetivos devem ser revisados informalmente ao longo do ano, se possível, para que você possa fazer pequenos ajustes necessários caso os planos mudem. Lembre-se que é preciso ter bons motivos para dizer “não” aos pedidos feitos pelo seu chefe. Não é de bom tom deixar de fazer algo porque é difícil ou você não gosta, especialmente quando a tarefa pode ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais.
É muito importante saber transmitir a sua mensagem. As palavras escolhidas são ainda mais críticas se você não tiver um relacionamento sólido com quem vai receber a mensagem. Provavelmente serão necessárias várias tentativas para entregar a mensagem de forma eficaz. Coloque-se no lugar do seu interlocutor e transmita a mensagem com respeito e cuidado.
Esteja aberto às mudanças que possam auxiliar em seu processo de crescimento profissional, mas recuse o que eventualmente possa sobrecarregá-lo.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.