Por que a incerteza no ambiente de trabalho pode ser problemática e como contornar a situação
Bryan Robinson
6 de fevereiro de 2020
GettyImages/ Cecilie_Arcurs
É importante entender que algumas variáveis no trabalho estão fora do seu controle e aprender a viver dessa maneira
Se você é como a maioria das pessoas, as incertezas inevitáveis da vida podem causar uma tremenda ansiedade. Serei contratado para o cargo? Serei aceito na faculdade? Vou ganhar o prêmio? Quais o resultado da minha ressonância magnética? Até mesmo imaginando para onde vai a estrada sinuosa, o que há nas sombras escuras, quem está por trás da máscara ou o que se esconde por baixo da maquiagem de palhaço te desperta medo.
Por quê? Porque incerteza é igual a perigo. Se o seu cérebro não souber o que está na próxima esquina, não poderá mantê-lo fora de perigo. Quando a certeza é questionada, seu cérebro fica inoperante, incentivando instantaneamente na tentativa de estimular a agir e levá-lo à segurança. Sua serenidade está seriamente comprometida, mas pelo menos você está seguro, certo?
Esperar pela certeza pode parecer tortura. Às vezes, o cérebro prefere conhecer um resultado de uma maneira ou de outra para aliviar a situação. Estudos mostram que você fica mais calmo esperando a dor do que sofrendo a incerteza, porque a dor é certa. Cientistas descobriram que a incerteza no trabalho afeta mais a sua saúde do que realmente perder o emprego. As estatísticas também mostram que é mais provável que você mantenha a resistência para continuar correndo riscos após um acidente de carro do que após uma série de contratempos psicológicos. E pesquisadores britânicos descobriram que os participantes do estudo que sabiam com certeza que receberiam um choque elétrico doloroso se sentiam mais calmos e menos agitados do que aqueles que foram informados de que tinham apenas 50% de chance de sofrer o choque elétrico.
Não há nada na vida mais estressante do que a incerteza provocada pela perda de emprego, desemprego ou subemprego. As preocupações que surgem com as demissões, a redução de recursos financeiros e um futuro questionável no trabalho são suficientes para fazer você querer arrancar os cabelos. Questões financeiras do tipo: como encontrar um emprego com salário decente? Corro risco de perder minha casa? Como conseguirei colocar as crianças na faculdade? Conseguirei me aposentar? Tudo isso pode deixá-lo doente. Estudos mostram que a perda de emprego pode diminuir seu sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável a vírus. Pessoas desempregadas têm cinco vezes mais chances de pegar resfriados do que trabalhadores sem ameaças de emprego. A incerteza no trabalho o torna mais vulnerável a doenças e piora as condições crônicas existentes, como doenças cardíacas, diabetes ou depressão. Cientistas dizem que os funcionários que vivem com incerteza no trabalho têm pior saúde geral e mais depressão do que os funcionários que realmente perdem seus empregos. Não saber é a parte estressante. William Gallo, pesquisador da Universidade de Yale, descobriu que os adultos mais velhos, com 50 anos ou mais, que perdem o emprego se saem pior do que os jovens desempregados. Eles têm mais depressão e seu risco de ataque cardíaco e derrame mais que dobra em comparação com os funcionários que não perdem seus empregos.
Um “scanner de certezas”
Seu cérebro está constantemente atualizando seu mundo, fazendo julgamentos sobre o que é seguro e o que não é. Devido ao seu desprezo pela incerteza, seu cérebro cria todo tipo de histórias muitas vezes por dia. Um amigo não responde a uma mensagem, um colega faz uma careta e usa um certo tom de voz ou você não está incluído na lista de convidados. As chances são de que você pense no pior, personalize demais o evento e tire conclusões precipitadas (seu cérebro fará quase tudo). Depois de discutir com o suposto culpado, ela ou ele olha para você (boca aberta) como se você tivesse perdido a cabeça. E, de certa forma, você perdeu. Você sacrificou sua “mente pensante” por suposições, tudo em um esforço para criar certeza. Se não houver controle, seu scanner de certeza, inadvertidamente, tira toda a alegria de sua vida.
Mentalidade forte
Evitar a incerteza mantém você são e salvo, mas o casulo que seu cérebro constrói pode se tornar uma prisão. As mesmas suposições que o mantém seguro permeiam todas as esferas da sua vida. Elas impedem que você cresça e alcance seus sonhos. Uma mentalidade forte pode fazer você pensar que está seguro, mas o problema é que você não vê a vida como ela realmente é, mas como pensa que é. Se você se decide antes de cada nova experiência, torna-se intocável e não pode mais aprender e crescer. “Desmontar” sua mente (ou abandonar a necessidade de certeza) a esvazia expectativas e te abre para receber os momentos de aprendizado em cada nova situação. Os budistas chamam isso de “mente do iniciante”: quando você está aberto a muitas possibilidades, em vez de concentrado em apenas uma.
E a história não termina aí. Neurocientistas de Yale descobriram que a incerteza pode ser saudável para o seu cérebro, porque você aprende mais em situações inseguras. Em um ambiente previsível, seu cérebro não trabalha tanto, torna-se uma espécie de preguiçoso. Segundo os pesquisadores, entrar em um ambiente desconhecido aumenta a tendência do seu cérebro de absorver informações adicionais. Essas descobertas parecem ecoar a importância de colocar o pescoço fora da zona de conforto, a fim de cultivar uma mentalidade de crescimento, criar resiliência, ter sucesso e prosperar.
Muitas pessoas buscam refúgio na alimentação descontrolada, álcool ou cigarro para se confortar da insegurança no trabalho, isso traz riscos à saúde que contribuem ainda mais para doenças físicas e emocionais. Sua melhor defesa contra a incerteza no emprego é gerenciar o estresse, tornar-se indispensável no trabalho e tomar todas as medidas que conseguir.
Veja na galeria de imagens a seguir seis dicas para lidar com a incerteza do trabalho: