2 coisas que você nunca deve usar em uma entrevista de emprego

Sigrid Olsson/GettyImages
Sigrid Olsson/GettyImages

As normas de vestimenta para uma entrevista variam de acordo com o tipo de trabalho, setor, cultura da empresa e função

O que você usa em uma entrevista de emprego diz muito sobre você, é preciso ter certeza de que sua escolha de visual causa uma boa impressão. A regra essencial para não errar é escolher uma roupa que corresponda à cultura do local de trabalho da empresa.

As normas de vestimenta para uma entrevista variam de acordo com o tipo de trabalho, setor, cultura da empresa e função; portanto, é melhor pesquisar com antecedência para ter uma ideia do código de vestuário do seu trabalho em potencial. Se for um ambiente casual, aparecer de terno pode prejudicar suas chances de conseguir o emprego. O mesmo vale para se vestir muito casualmente se for um local de trabalho mais formal.

VEJA TAMBÉM: Aprenda a usar a ciência comportamental para planejar sua entrevista

Sua vestimenta deve fazer com que você pareça profissional, bem organizado e confiante. Independentemente do que estiver vestindo, as peças devem estar bem passadas, sem manchas, fiapos e pelos de animais.

Embora algumas das regras de vestimenta sejam flexíveis, há duas coisas que você nunca deve usar para uma entrevista de emprego.

LightFieldStudios/GettyImages
LightFieldStudios/GettyImages

Para uma entrevista de emprego, é melhor pular a fragrância completamente e optar apenas pelo desodorante

Evite perfume ou colônias fortes

Aromas intensos podem extrapolar o limite do cheiro agradável, uma vez que muitas pessoas têm alergias a perfumes, colônias e fragrâncias fortes. A sensibilidade a perfumes é algo corriqueiro e alguns locais de trabalho optam por proibir seu uso, incluindo colônias. Você vai querer aparecer como se tivesse tomado um banho de perfume em um local de trabalho onde as fragâncias são evitadas.

Se o perfume da fragrância que você usa é muito forte, há uma boa chance de o entrevistador encurtar a conversa, independentemente se você for qualificado para o cargo. Mesmo se não o fizer, isso pode leva a um pré-julgamento. A ideia é que o entrevistador lembre de você, não da fragrância que estava usando.

Aromas fortes não se aplicam apenas a perfumes e colônias. Óleos essenciais e sprays para o corpo também podem apresentar cheiros marcantes; portanto, esteja ciente do que está usando. Para uma entrevista de emprego, é melhor pular a fragrância completamente e optar apenas pelo desodorante.

ByoungJoo/GettyImages
ByoungJoo/GettyImages

Antes de se vestir para uma entrevista de emprego, experimente todas as peças em casa incluindo os sapatos e acessórios que pretende usar

Nunca use roupas que não servem bem

Você não precisa aparecer em um terno de três peças sob medida com sapatos de couro italiano, mas é de bom tom usar roupas que se combinam bem com calçados adequados. Vestir roupas muito folgadas ou apertadas fará com que você pareça não profissional e despreparado. O mesmo vale para a sua escolha de calçados. Não é mais obrigatório mulheres usarem saltos ou homens usarem sapatos sociais, mas você deve evitar usar tênis ou sandálias.

Trajes sociais adequados não precisam causar um rombo em sua conta bancária. Outlets e liquidações são ótimos para conseguir ofertas de peças de alta qualidade a preços promocionais. Pode ser demorado visitar várias lojas e experimentar as opções até encontrar o ajuste certo, mas o dinheiro economizado vale a pena.

Antes de se vestir para uma entrevista de emprego, experimente todas as peças em casa incluindo os sapatos e acessórios que pretende usar. Sente-se e levante-se para garantir que as peças não ficarão amassadas com o movimento. Se você tem sapatos novos, procure usá-los para evitar que ficar com bolhas no dia da sua entrevista. Independentemente do que pretende vestir, é importante que se sinta confortável.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).